Economia

Bovespa fecha em alta nesta 2ª com cautela sobre cenário político interno

Na sexta-feira, Ibovespa caiu 0,3% e encerrou a 61.087 pontos

Por G1 26/06/2017 19h45
Bovespa fecha em alta nesta 2ª com cautela sobre cenário político interno
Reprodução - Foto: Assessoria
O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileiras, fechou em queda nesta segunda-feira (26), após sessão amparada pelo cenário externo mais favorável a ativos de risco e tendo as ações do setor siderúrgico e de mineração em destaque de alta, mas ainda em um ambiente de cautela com o cenário político, destaca a Reuters.

O índice encerrou em 62.188 pontos, alta de 1,8% no dia. No ano, o índice avança 3,26%. Já no mês, o Ibovespa acumula queda de 2,96%.

Incerteza Política

Diante da eventual apresentação de denúncia contra Temer, a Câmara dos Deputados corre o risco de ter os seus trabalhos paralisados nesta semana. No Senado, a capacidade do governo em dar continuidade às reformas será testada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta semana.

Nesta quarta-feira (28), está prevista a votação, no colegiado, do projeto que altera vários pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Cenário Externo

Os investidores aproveitaram a sessão positiva com notícias favoráveis da Europa para recuperar parte das perdas recentes em relação às commodities no exterior. Na Alemanha, a confiança empresarial subiu para máxima recorde, enquanto a Itália iniciou o processo de liquidação de dois bancos no país, visto como um passo importante para o governo italiano sanear o sistema bancário, de acordo com a Reuters.

Destaques

As ações preferenciais do Bradesco subiram 4,51% enquanto as do Itaú avançaram 2,82%. As ações ordinárias do Banco do Brasil lideraram o índice positivo, com avanço de 5,85%. A expectativa por acordos de leniência com bancos no âmbito da operação Lava Jato ajudou o tom positivo do setor, uma vez que amenizaria os impactos de uma eventual delação do ex-ministro Antonio Palocci que possa envolver o setor, de acordo com a Reuters.

As preferenciais da Vale avançaram 1,5% enquanto as ordinárias tiveram ganho de 0,84%, em linha com os ganhos dos contratos futuros do minério de ferro na China.

As preferenciais da Petrobras tiveram alta de 2,85% e as ordinárias, 1,85%, em sessão que terminou positiva para os preços do petróleo no mercado internacional, após alguma volatilidade ao longo do dia. Também no radar estava a retomada das negociações com a fornecedora de sondas Sete Brasil, avalia a Reuters.

Último fechamento

Na sexta-feira, Ibovespa caiu 0,3% e encerrou a 61.087 pontos.