Economia

Bovespa cai 0,87% na semana em meio a incertezas políticas

Na sexta-feira, Ibovespa caiu 0,3% e encerrou a 61.087 pontos; para analistas, cenário político ainda inspira cautela dos investidores

Por G1 23/06/2017 18h56
Bovespa cai 0,87% na semana em meio a incertezas políticas
Reprodução - Foto: Assessoria
O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileiras, fechou em queda nesta semana, refletindo ainda o agravamento da crise política e incertezas sobre as aprovações das reformas no Congresso, de acordo com analistas de mercado. Nesta sexta-feira, o índice encerrou em 61.087 pontos, queda de 0,3% no dia e de 0,87% na semana.

"O clima político ainda inspira cautela", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimento. "O mercado acionário ainda não encontra argumentos para grandes recuperações".

Já o dólar avançou 1,58% na semana e fechou a sexta-feira cotado a R$ 3,3391 na venda.

Destaques do pregão

A sessão desta sexta-feira foi marcada também por um cenário negativo para o setor de carnes, após os Estados Unidos suspenderem a importação de carne in natura do Brasil, o que ajudava a tirar força do mercado acionário.

Apesar dos problemas no setor de carne, o principal destaque negativo do Ibovespa foi a Eletrobras. Os papéis ordinários fecharam em queda de 4,52%, enquanto os preferenciais caíram 3,64% no pregão desta sexta-feira.

O mercado recebeu mal as afirmações do presidente do grupo Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, que chamou parte da chefia de "vagabundos" e "safados". Os comentários foram feitos enquanto ele defendia uma reestruturação que prevê o corte de quase 50% dos funcionários da estatal.

Os papéis das siderúrgicas, como Gerdau e Usiminas, ficaram entre os destaques positivos, refletindo as melhores perspectivas para o setor.

Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 0,84%, a 61.272 pontos.