Economia
Bovespa cai 1,86% pressionada por preço das commodities e cenário político
Após confusão no Congresso na quarta-feira, analistas dizem que mercado tem receio de que governo terá dificuldades de aprovar reforma da Previdência no plenário
O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, caiu 1,86% neste pregão e fechou a 64.862 pontos. Os receios sobre a economia brasileira e a votação da reforma da Previdência também levaram a uma alta do dólar nesta quinta-feira.
As ações das mineradoras e siderúrgicas refletiam a queda do preço de contratos futuros de minério de ferro no mercado chinês. Os papéis de CSN e Metalúrgica Gerdau lideraram as perdas do Ibovespa, com queda de 6,84% e 6,43%, respectivamente. A ação preferencial da Vale caiu 3,82% nesta quinta-feira (4).
Já os papéis preferenciais da Petrobras se desvalorizaram 3,95%, diante da redução do preço internacional do barril de petróleo.
Os destaques positivos do pregão foram os papéis da Ambev, que subiram 2,53% no pregão de quinta-feira. A empresa divulgou seus resultados financeiros do primeiro trimestre que mostraram expansão das vendas de cerveja no Brasil.
Reforma da PrevidênciaNa noite passada, a comissão especial da reforma da Previdência da Câmara aprovou o texto-base, com voto favorável de 23 dos 37 integrantes, placar que não indica uma vitória com folga mais à frente na votação em plenário, onde são necessários 308 votos favoráveis em dois turnos de votação.
"A votação (em plenário) não está marcada, mas novas concessões deverão ser feitas para que se consiga o mínimo de votos", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, acrescentando que essa apreensão pode pesar sobre o ânimo dos investidores nos próximos pregões.
Na véspera, o Ibovespa caiu 0,94%, a 66.093 pontos.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha