Economia

Contribuinte já pode fazer regularização tributária pelo Prefis 2017

Negociação dos autos de infração pode ser feita online, mas apenas para quem não entrou com recurso administrativo

Por Assessoria 04/05/2017 21h32
Contribuinte já pode fazer regularização tributária pelo Prefis 2017
Reprodução - Foto: Assessoria

A campanha de recuperação fiscal Prefis 2017 foi lançada esta semana e ficará em vigor até 02 de agosto. O objetivo é estimular que empresas que tenham auto de infração com Imposto Sobre Serviços (ISS) ou por  qualquer tipo de descumprimento da legislação tributária possa se regularizar. Além disso, a campanha beneficia também aqueles imóveis que foram comprados até 31 de dezembro de 2015, mas que ainda não foram registrados, por oferecer oportunidade de redução de 33% na alíquota do Imposto de Transmissão Intervivos por Ato Oneroso (ITBI).

De acordo com o diretor tributário da Secretaria Municipal de Economia, Alexandre Lopes, a negociação dos autos de infração pode ser feita online, mas apenas para quem não entrou com recurso administrativo.

“Quem não entrou com recurso, quando autuado, basta acessar o site da Prefeitura, clicar no banner que sinaliza o Prefis e  optar por sua negociação. Mas, quem está com defesa, ou seja, recurso, é necessário o comparecimento na sede da Semec, para desistir da defesa e optar pelo Prefis”, explicou o diretor.

Para os casos de negociação de autos de infração, o desconto pode chegar a 95% nas multas e juros e ainda há a possibilidade de parcelamento em até 60 meses, com redução proporcional de desconto.

Já para a negociação do ITBI, o contribuinte deve comparecer à sede da Secretaria Municipal de Economia, que fica na Rua Pedro Monteiro, nº47 – Centro, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, munido do contrato de compra e venda do imóvel, com reconhecimento de firma das partes ou cópia da escritura, e os documentos do adquirente (CPF, RG e comprovante de residência – originais e cópias).

O Programa de Recuperação Fiscal (Prefis 2017) foi instituído pela lei nº 6630/2017, sancionada em 20 de abril de 2017, no Diário Oficial do Município. A expectativa é reduzir o número de autos de infração em até 30% e regularizar o maior número de imóveis em Maceió.

“As pessoas precisam atentar para a importância do pagamento do ITBI. Ele é o primeiro passo para a regularização do imóvel. Diariamente, chegam casos de pessoas com contrato de compra e venda e que perdem seus imóveis por não ter registrado em seu nome. Então esta é uma boa oportunidade já que está sendo oferecido desconto para os pagamentos á vista e oportunidade de parcelamento em até 12 vezes”, finalizou Alexandre.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-3603.