Economia

Bovespa fecha em forte alta após cair ao menor patamar em 3 meses

Índice avançou 2,4%, aos 64.334 pontos

Por G1 17/04/2017 19h39
Bovespa fecha em forte alta após cair ao menor patamar em 3 meses
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bovespa fechou em alta de mais de 2% nesta segunda-feira (17), após cair ao menor patamar em três meses no último pregão, com as ações de bancos exercendo a principal influência positiva, embora investidores sigam cautelosos com os desdobramentos das delações no âmbito da operação Lava Jato.

O Ibovespa subiu 2,4%, a 64.334 pontos.

Em meio às delações da Odebrecht envolvendo uma série de políticos em esquemas de corrupção, o presidente Michel Temer busca manter os esforços para avançar a reforma da Previdência e pediu na noite passada a parlamentares aliados e ministros que atuem para manter o cronograma de votação da proposta no Congresso.

No exterior, os sinais foram mistos, com as crescentes tensões geopolíticas ainda despertando cautela, enquanto o crescimento econômico mais forte que o esperado da China trazia algum alívio.

Destaques

Itaú Unibanco e Bradesco, com grande peso na composição do índice, tiveram forte alta em torno de 4%.

Usiminas liderou as altas, com valorização de mais de 8%, após vazamento de dados que indicam que a companhia deve fechar o balanço do primeiro trimestre no azul, depois de dez prejuízos consecutivos. Segundo informações divulgadas pelo Valor Econômico, entre janeiro e março, a siderúrgica teria lucrado cerca de R$ 110 milhões. Nos três últimos meses do ano passado, as perdas foram de R$ 274 milhões.

Na quinta-feira (13), o Ibovespa caiu 1,67%, a 62.826 pontos. Na semana, o indicador da bolsa paulista perde 2,73%. No mês de abril, acumula baixa de 3,38%. No ano de 2017, contudo, ainda sobe 4,31%.