Economia

Bovespa fecha em alta de 0,51% nesta sexta-feira

Ibovespa atingiu 63.853 pontos; mercado foi influenciado por incertezas políticas no Brasil e possível votação do projeto que altera o sistema de saúde dos EUA

Por G1 24/03/2017 18h43
Bovespa fecha em alta de 0,51% nesta sexta-feira
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa fechou em alta nesta sexta-feira, com oscilações durante o dia diante de incertezas no cenário político local e da possibilidade de votação no Congresso americano do projeto que altera o sistema de saúde do país. O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, encerrou o dia em 63.853 pontos.

A Cemig liderou as altas, após acumular queda de 15% nos três primeiros pregões desta semana. No radar, estava ainda a notícia publicada pela Reuters na quinta-feira de que a elétrica planeja vender uma fatia maior que a prevista inicialmente em sua subsidiária Light.

A JBS e a BRF passaram a subir, com investidores ainda de olho na repercussão da Operação Carne Fraca. A empresa JBS informou na véspera que suspendeu a produção de carne bovina em 33 de suas 36 unidades no país por três dias, enquanto espera definições sobre suspensões de importações por vários mercados consumidores em meio a desdobramentos da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Cenário local e externo

De acordo com a Reuters, o desconforto com a situação política segue conforme aumentam os receios de que o governo terá de ceder para conseguir avançar na reforma da Previdência.

Na véspera, fontes disseram à Reuters que o governo estuda mexer nas regras da aposentadoria rural e no sistema de transição entre o atual e o novo sistema para facilitar o trâmite da proposta no Congresso Nacional.

Além disso, a afirmação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que o governo vai aumentar impostos para cumprir a meta de déficit primário também ajudava a tirar fôlego do mercado.

"Aumentos de impostos em períodos de pouco crescimento são um obstáculo a mais para a paciência do empresariado que ainda resiste em retomar os investimentos", escreveram os analistas da corretora Lerosa Investimentos, em nota a clientes, segundo a Reuters.

No exterior, as atenções seguiram voltadas à votação na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos do projeto sobre o sistema de saúde. Sua aprovação seria vista como indicativo de força do presidente norte-americano para colocar em prática outras promessas de campanha, como um corte de impostos. Na tarde de sexta-feira, a votação do projeto foi adiada.

Último fechamento

Na quinta-feira, o principal índice da bolsa paulista fechou praticamente estável na quinta-feira, com o cenário político local despertando cautela dos investidores e com as ações da empresa de alimentos Marfrig liderando os ganhos do dia. O Ibovespa teve variação positiva de 0,01%, encerrando a sessão a 63.530 pontos.