Economia

Investidores processam JBS nos EUA para tentar reaver perdas

ADRs da JBS, que são títulos negociados na bolsa de Nova York, perderam cerca de 10% do seu valor em uma semana; escritório de advocacia estuda ação contra BRF

Por G1 24/03/2017 20h45
Investidores processam JBS nos EUA para tentar reaver perdas
Reprodução - Foto: Assessoria
Um grupo de investidores da JBS entrou na Justiça americana contra a empresa pedindo compensação de danos provados pela desvalorização das ações na última semana. A empresa foi alvo de investigações da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que apura problemas de qualidade e pagamento de propina a fiscais sanitários.

A ação coletiva foi movida pelo escritório Rosen Law Firm, especializado em representar investidores em ações contra empresas de capital aberto. A JBS é dona de marcas como Friboi, Swiss e Seara.

O mesmo escritório afirmou que está investigando eventuais problemas legais da BRF, dona das marcas Perdigão e Sadia, e que poderá entrar com uma ação coletiva contra a empresa.

“A ação visa a recuperar perdas para os investidores da JBS dentro das leis federais”, diz o comunicado da Rosen Law.

Os ADRs da JBS, que são títulos de empresas estrangeiras negociados na bolsa de Nova York, perderam cerca de 10% do seu valor em uma semana, pressionados pelas investigações envolvendo a empresa.

Segundo o escritório, a JBS fez “declarações falsas e enganosas ou falhou em divulgar que seus executivos pagaram propina para fiscais sanitários e negligenciaram práticas insalubres como processar carne podre e operar plantas com sinais de salmonela”. Isso faz com que os comunicados e relatórios da empresa sejam “falsos, enganosos e/ou sem base razoável em ocasiões relevantes”.

Procurada, a JBS não quis comentar a questão.