Economia

Bovespa fecha em alta nesta terça e passa dos 69 mil pontos

Na véspera, índice bateu patamar mais alto em quase seis anos

Por G1 21/02/2017 18h54
Bovespa fecha em alta nesta terça e passa dos 69 mil pontos
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa, subiu nesta terça-feira (21) e renovou o maior patamar em quase seis anos, batido na véspera. A alta aconteceu mesmo com o recuo nas ações da Vale, amparada pelos ganhos do setor bancário e da Petrobras.

O Ibovespa subiu 0,76%, a 69.052 pontos, renovando o maior patamar em quase seis anos.

Foi o maior nível desde 7 de abril de 2011, quando a bolsa terminou o dia aos 69.176 pontos.

No mês de fevereiro, a bolsa acumula alta de 6,77%. No ano de 2017, sobe 14,6%.

Destaques

As ações ordinárias da Vale caíram mais de 2% e as preferenciais, acima de 1%. Na véspera, os papeis da mineradora fecharem nas máximas desde janeiro de 2013, após a empresa anunciar um acordo de acionistas para pulverizar o controle e ampliar a governança.

A Ecorodovias ficou entre os principais destaques positivos do Ibovespa com alta de mais de 3%. A empresa teve lucro líquido comparável no quarto trimestre de R$ 88,7 milhões, 157,5% maior do que em igual período de 2015, impulsionado pelo aumento na geração de caixa operacional e pela redução das despesas financeiras.

A Cemig liderou os ganhos do dia, com valorização de mais de 5%. O avanço das ações dos bancos Itaú e Bradesco ajudou a sustentar os ganhos do Ibovespa, devido a seu forte peso.

A Petrobras avançou mais de 1% nas preferenciais, em linha com os preços do petróleo no mercado internacional, que subiam após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) dizer que mantém o acordo para cortar a produção e que espera adesão ainda maior com o acordo.

Cenário interno

De acordo com a Reuters, no cenário interno, as atenções se voltaram para a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado de Alexandre de Moraes, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, investidores aguardaram a votação no Senado, que pode acontecer ainda nesta terça-feira, da proposta de nova fase para regularização de ativos no exterior, medida vista como positiva pela possibilidade de trazer recursos que poderiam também ser direcionados aos investimentos de renda variável como a bolsa.

Véspera

A Bovespa fechou em alta na segunda-feira (20), rompendo a barreira dos 68 mil pontos pela primeira vez em anos, com as ações da Bradespar e Vale liderando os ganhos. O Ibovespa avançou 1,16%, a 68.532 pontos.

Foi o patamar mais alto desde o fechamento do dia 8 de abril de 2011, quando a bolsa terminou o dia a 68.718. Nas últimas semanas, a bolsa vinha renovando o maior nível desde 2012.