Economia
Bovespa sobe com Bradespar nesta segunda e Vale liderando ganhos
Ações da Vale têm forte alta após anúncio sobre mudança em acordo de acionistas
Às 14h35, o Ibovespa avançava 1,08%, a 68.478 pontos.
Perto do mesmo horário, as ações preferenciais e ordinárias da Vale subiam perto de 6%. A mineradora informou um novo acordo de acionistas que prevê a incorporação da Valepar pela Vale, além de propor a viabilização da listagem da Vale no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa e transformá-la em uma sociedade sem controle definido.
Analistas do Credit Suisse e do BTG Pactual avaliam a notícia como positiva para a mineradora e para a Bradespar, cujas ações avançavam 5%, liderando os ganhos do Ibovespa.
A alta em commodities metálicas na China e nos preços do petróleo também ajudava o bom humor nesta sessão.
Cenário internoCom a agenda econômica esvaziada e com o feriado nos Estados Unidos nesta segunda-feira, investidores voltam as atenções para eventos de grande relevância esperados para esta semana, incluindo a decisão do Banco Central sobre a taxa de juros brasileira.
No exterior, além da ata da última reunião do Federal Reserve, o mercado aguarda alguma sinalização por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o pacote fiscal, cuja expectativa levou Wall Street a renovar máximas históricas na semana passada.
Última sessãoO principal índice da Bovespa fechou em leve queda na sexta-feira (17), mantendo o movimento da véspera, mas acumulou ganhos na semana.
O Ibovespa recuou 0,1%, a 67.748 pontos. No acumulado na semana, o índice subiu 2,46%. No ano, a valorização é de 12,49%.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha