Economia

Bovespa opera em queda nesta 2ª; Kroton e Estácio reduzem perdas

Na semana passada, a bolsa caiu 1,63%

Por G1 06/02/2017 16h15
Bovespa opera em queda nesta 2ª; Kroton e Estácio reduzem perdas
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa passou a operar em queda nesta segunda-feira (6), após cair 1,63% na semana anterior. As ações da Estácio e da Kroton lideram as perdas do dia, após a Superintendência do Cade apontar que a união entre as empresas é anticompetitiva.

Às 15h37, o Ibovespa, principal indicador da bolsa, recuava 0,65%, aos 64.522 pontos.

Pela manhã, o íncice chegou a operar em alta, mas o avanço perdeu força.

Perto do mesmo horário, os papéis da Estácio caíam 1,29% e os da Kroton, 0,37%, reduzindo as perdas registradas mais cedo. As duas empresas lideraram as baixas da bolsa durante toda a manhã. Nesta segunda, as empresas divulgaram comunicado dizendo que seguem "acompanhando a situação, analisando os efeitos do parecer e da comunicação na possível combinação dos negócios das companhias e analisando todos os possíveis resultados e alternativas sob as diversas perspectivas existentes".

As ações da Petrobras e do Bradesco, com peso importante na composição do índice, ajudavam a puxá-lo para baixo neste pregão. A Vale também caía, em mais um dia de queda do aço e minério de ferro na China.

Na outra ponta, Braskem liderava as altas, subindo mais de 3%, recuperando-se após a perda de 3,8% do último pregão. Na noite de sexta-feira, a Petrobras negou notícia de que teria contestado termos do acordo entre Braskem e autoridades norte-americanas no âmbito da Operação Lava-Jato.

A cautela no mercado também ganhava respaldo do campo político, enquanto o mercado aguarda potenciais repercussões de delações no âmbito da Lava Jato, destaca a Reuters.

Na sexta-feira (3), o Ibovespa subiu 0,58%, aos 64.953 pontos. No acumulado do ano, contudo, o índice avança 7,8%.