Economia

Odebrecht confirma intenção de abrir capital e saída da família do grupo

Grupo avalia lançar ações da construtora na bolsa de valores para ganhar transparência e credibilidade; membros da família vão perder cargos no conselho ou nas empresas

Por G1 24/01/2017 18h59
Odebrecht confirma intenção de abrir capital e saída da família do grupo
Reprodução - Foto: Assessoria

O Grupo Odebrecht confirmou nesta terça-feira (24) a intenção de abrir capital para sua construtora. Em meio à reestruturação da empresa, a família Odebrecht deixará de ocupar cargos executivos nas empresas do conglomerado e de participar do conselho de administração do grupo.

As informações foram publicadas nesta terça-feira pelo jornal Valor Econômico.

O G1 apurou que a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) ainda está em fase preliminar. "Existe um desejo do grupo de fazer um IPO da sua construtora. Isso vai trazer mais transparência para a empresa", afirmou uma fonte próxima a empresa. Transparência e credibilidade são chaves para a continuidade dos negócios da empresa.

A reportagem do Valor Econômico também informa que depois que Emílio Odebrecht deixar a presidência do conselho de administração do grupo não haverá mais membros da família Odebrecht no conselho do grupo ou em cargos executivos em qualquer empresa do conglomerado.

A saída de Emílio Odebrecht do conselho da empresa deve ocorrer após a homologação da delação premiada da Odebrecht, apurou o G1. O único membro da família que foi preparado para assumir a função era o próprio Marcelo Odebrecht, que está preso desde junho de 2015 e deixou suas funções no grupo em dezembro de 2015.

Reestruturação

A Odebrecht está no meio de um processo de reestruturação para ganhar novamente a confiança do mercado e retomar os seus negócios. A empresa assinou em dezembro do ano passado um acordo de delação premiada. Os 77 executivos da empresa já começaram a prestar depoimento na delação, que ainda precisa ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em comunicado, o grupo informou que continua dando andamento a seu plano de "alienação de ativos, reestruturação de dívidas e fortalecimento da estrutura de capital de alguns de seus negócios".

“Estamos passando por um processo de revisão da forma de nos organizar, de conceitos, de políticas e diretrizes. Já vivemos outras crises no passado, que resultaram na revisão das nossas áreas de atuação. Certamente, após concluída esta etapa atual, virada esta página, estaremos preparados para enfrentar os desafios do futuro”, disse Newton de Souza, diretor-presidente da Odebrecht S.A, em comunicado.