Economia

Vale e Petrobras pressionam e Ibovespa recua nesta terça-feira

Foi o maior patamar de fechamento desde 9 de novembro (63.258 pontos)

Por G1 29/11/2016 16h48
Vale e Petrobras pressionam e Ibovespa recua nesta terça-feira
Reprodução - Foto: Assessoria

O mercado acionário brasileiro opera no vermelho nesta terça-feira (29), com o principal índice da Bovespa pressionado pela baixa das ações da Petrobras e da Vale após, e em sessão marcada pela queda de commodities metálicas e do petróleo.

Às 16h25, o Ibovespa caía 1,88%, a 61.673 pontos.

De acordo com a Reuters, o cenário político local continua no radar dos investidores, que aguardam votação em primeiro turno no Senado da PEC que limita o crescimento da dívida pública, prevista para esta terça-feira.

O resultado da votação será crucial para mostrar se o governo do presidente Michel Temer conseguiu atravessar a mais recente crise política, que levou à demissão do ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, e avançar as medidas consideradas importantes para a recuperação da economia.

Vale e Petrobras

A Vale recuava mais de 3%, acompanhando a baixa dos preços do minério de ferro, após as fortes altas recentes. Até o fechamento de segunda-feira, as ações preferenciais acumulavam no mês alta superior a 33%, enquanto os papéis ordinários tinham ganhos de 40%.

A Petrobras caía mais de 4%, alinhada ao declínio das cotações do petróleo no mercado internacional, em meio a sinais de que os principais produtores de petróleo estão com dificuldades em chegar a um acordo para cortar a produção e reduzir o excesso de oferta global. Na véspera, o Ibovespa subiu 2,11%, a 62.855 pontos, maior patamar de fechamento desde 9 de novembro (63.258 pontos).