Cooperativas
Associações e cooperativas do Agreste alagoano são fortalecidas por secretaria do governo do estado
Secretaria entregou equipamentos de cozinha que vão auxiliar na melhora do processo produtivo e na adequação às exigências sanitárias para produção de alimentos
Com foco em levar melhorias para o interior do Estado e promover o segmento cooperativista e associativista alagoano, um dos pilares da gestão Paulo Dantas, o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), entregou equipamentos de cozinha que serão utilizados para a fabricação de produtos alimentícios nos grupos produtivos Ascompral e Tabuleiro de Dentro, nas cidades de Girau do Ponciano e São Sebastião, respectivamente.
A entrega faz parte das ações de fortalecimento e desenvolvimento da atividade de dezenas de cooperativas e pequenos produtores alagoanos, que resultam no aquecimento da economia local. Os equipamentos serão utilizados para melhora no processo produtivo e adequação às exigências sanitárias de boas práticas na produção de alimentos. De acordo com a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o Governo de Alagoas tem um papel fundamental no incentivo às ações que beneficiam produtores e a agricultura familiar. “A entrega desses equipamentos faz parte da intensa estratégia adotada pelo Governo de Alagoas para fortalecer o setor cooperativista e associativista alagoano. Através desses equipamentos, a produção de alimentos dos grupos vai conseguir ser mais ágil, possibilitando um aumento na produção e, consequentemente, aumentando as vendas e a renda dos que compõem essas associações”, destaca.
Para a representante da Ascompral, Luciana Ferreira, a entrega simboliza o compromisso do governo do Estado com os grupos produtivos alagoanos. “O Governo de Alagoas, através dos programas de incentivos para cooperativas e associações, só trouxe coisas positivas para nosso grupo, desde conhecimento adquirido para melhoria do trabalho como também equipamentos de qualidade. Já recebemos mesas, formas e agora estamos recebendo também essas misturadoras de alimentos, que vão facilitar e muito a nossa produção”, explicou.
Janio Agustinho Vieira dos Santos, um dos cooperados da Associação Comunitária do Sítio Tabuleiro de Dentro, em São Sebastião, agradeceu o incentivo do Estado e contou que o aumento na produção já é uma realidade. “Fico muito feliz em ter essa parceria com o governo de Alagoas através da Sedics. Antes da ajuda do pessoal, nossa produção semanal de macaxeira só chegava a 200 kg. Agora, depois dos incentivos, nós batemos a marca de 1 tonelada por semana", relatou o representante.
A ampliação de produção da matéria-prima através da entrega dos equipamentos para produção reverbera em todo o leque de produtos produzidos nas associações, como a goma, a mandioca descascada à vácuo e a mandioca em palitos a vácuo.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial