Cooperativas

Trabalho das cooperativas gera renda para mais de 160 famílias em Maceió

Além da coleta seletiva porta a porta, Prefeitura disponibiliza 32 PEVs em pontos estratégicos da cidade

Por Alexandre Vieira / Ascom Alurb 17/05/2023 16h37 - Atualizado em 17/05/2023 18h40
Trabalho das cooperativas gera renda para mais de 160 famílias em Maceió
Trabalho das cooperativas em Maceió gera renda para mais de 160 famílias - Foto: Secom Maceió

Comemorado neste 17 de maio, o Dia Mundial da Reciclagem busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos diariamente. O trabalho realizado em Maceió pelas cooperativas, coordenadas pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), responsáveis pela coleta seletiva, gera renda para mais de 160 famílias.

Além disso, o serviço dá a destinação correta para mais de 100 toneladas de materiais recicláveis, em média, por mês. O número é derivado do recolhimento realizado porta a porta em alguns bairros da cidade e coletado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Instalados nas principais vias e praças de Maceió, os PEVs são as melhores alternativas para que o cidadão pratique a reciclagem, descartando nele apenas papel seco, metal, plástico e vidro.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Alurb, Kedyna Tavares, diz que a data é importante para lembrar que a reciclagem deve ocorrer durante todo o ano.

“O dia 17 de maio reforça a prática, mas nós precisamos que o cidadão pense dessa maneira durante todo o tempo, pois a reciclagem reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo. Além disso, é rentável, pois gera novos empregos”, ressalta.

De 16 para 50 mil residências

Lançado em fevereiro deste ano, o novo edital para a contratação de catadores e catadoras de materiais recicláveis vai colocar em prática uma das metas da gestão municipal, que é ampliar a coleta seletiva porta a porta de 16 para 50 mil residências, beneficiando mais de 200 mil maceioenses.

"Ainda são muitos itens que podem ser reciclados indo parar no aterro sanitário. Nosso objetivo é ampliar esse serviço, visando evitar que esses materiais acabem indo parar em nossos espaços públicos e praias", informou Kedyna.

São João Massayó & Verão Massayó

Novidade nos eventos da capital, a Campanha Coleta Seletiva é Massa atuou no São João Massayó recolhendo cerca de 500 quilos de materiais recicláveis em cada dia de atrações. O trabalho fez tanto sucesso que retornou em janeiro deste ano no Verão Massayó, coletando, em média, 14 toneladas de itens. A previsão é que a campanha retorne ao próximo São João da capital para deixar o ambiente confortável para quem for curtir a programação.

"As cooperativas têm papel importante na limpeza de nossa cidade e isso nem sempre é valorizado. Nestes eventos, a Prefeitura deu destaque e achou uma oportunidade delas contribuírem para que as festas ficassem ainda mais lindas. Dessa forma, o meio ambiente agradece a destinação correta dos materiais que é feita pelos catadores e essa ação ainda ajuda a sustentar mais de 160 famílias envolvidas", completou a diretora.