Cooperativas

Cooperativas recebem mais de 2,5 toneladas de plástico para reciclagem

Alunos da Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus, no Trapiche da Barra, participaram na última semana da 1ª edição do Plastitroque de 2023 e arrecadaram 2581 quilos de resíduos plásticos que foram destinados às cooperativas Catadores da Vila Emater (

Por Assessoria 13/05/2023 19h15
Cooperativas recebem mais de 2,5 toneladas de plástico para reciclagem
Apenas no ano passado em Alagoas, as três edições realizadas do Plastitroque da Braskem arrecadaram mais de 15 toneladas em resíduos plásticos - Foto: Assessoria

Alunos da Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus, no Trapiche da Barra, participaram na última semana da 1ª edição do Plastitroque de 2023 e arrecadaram 2581 quilos de resíduos plásticos que foram destinados às cooperativas Catadores da Vila Emater (COOPVILA) e Catadoras da Lagoa Mundaú (COOPMUNDAÚ). A ação da Braskem envolve alunos, professores e a comunidade e aborda o tema da economia circular, reciclagem e cooperativismo.

A mobilização para despertar e engajar os alunos, professores e suas famílias neste processo educativo ambiental e econômico, começa semanas antes da entrega dos resíduos. Os alunos são conscientizados sobre como funciona a ação e a importância da reciclagem e da economia circular, geração de renda através de atividades como o descarte correto do resíduo plástico. O resultado foi visto em 15 dias e gerou um incremento de aproximadamente R$ 5 mil no faturamento das cooperativas– o equivalente a 10% do volume mensal de resíduos normalmente coletados.

“A fase de mobilização é fundamental para que eles entendam a motivação deste movimento e possam se transformar em replicadores de informações com as suas famílias e na comunidade, e com isso passem a valorizar os resíduos reciclados, entendendo que o melhor caminho sempre será a coleta seletiva”, diz Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem e voluntária na ação.

Após essa sensibilização inicial, foi a vez da parte prática, com a apresentação do “Plasticoin”, a moeda social do Plastitroque que os estudantes recebem ao entregar os resíduos plásticos como garrafas pet, embalagens de produtos de higiene e de alimentos, utensílios e tantos outros.

Cada 300 gramas de plástico equivalem a 1 Plasticoin e, de posse das moedas, a próxima etapa é a escolha dos brindes: kit escolar (12 moedas = 3,6Kg de plásticos), kit de higiene pessoal (10 moedas = 3Kg de plásticos), kit alimentos não perecíveis (15 moedas = 4,5Kg de plásticos) ou squeezes (4 moedas = 1,2 Kg de plástico).

“Os alunos e suas famílias ficaram extremamente empolgados com todo o processo que, além da questão ambiental, despertou também um sentimento de conquista”, diz Régia Melo. “É uma grande aula prática sobre sustentabilidade e também economia circular que envolve toda a comunidade”, afirma.

A dona de casa Maria Aparecida dos Santos, 64, foi uma das campeãs de trocas: conseguiu arrecadar mais de 155 quilos de embalagens plásticas, que renderam 519 moedas, trocadas por 22 cestas de alimentos, seis kits de higiene e outros brindes. “Eu já participei das outras edições e junto os resíduos em casa esperando a próxima. Quando soube que ia ter o Plastitroque, arrumei tudo e fui trocar. A ação é muito importante e deixa a comunidade bem mais limpa”, disse ela.

Para a presidente da COOPVILA, Gilvanice Maria dos Santos, uma das duas cooperativas que irão receber o material coletado desta edição, os atuais 26 cooperados ficaram muito felizes com a notícia da doação. “É um resíduo de plástico com boa aceitação de mercado e agora vamos partir para a fase de separação dos diferentes tipos”, afirma. “Que ações como essa possam inspirar toda a sociedade”, completa.

Plastitroque em números


Apenas no ano passado em Alagoas, as três edições realizadas do Plastitroque da Braskem arrecadaram mais de 15 toneladas em resíduos plásticos, que beneficiaram as cooperativas Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel) — Antares, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR) e COOPLUM – Cooperativa dos Catadores de Lixo Urbano de Maceió.