Cooperativas

Servidoras do TJ/AL participam de oficina de aproveitamento de alimentos

Ação foi uma parceria do Judiciário com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

Por Dicom TJ/AL 21/03/2023 19h14
Servidoras do TJ/AL participam de oficina de aproveitamento de alimentos
Servidora Mara Tenório aprendeu a fazer cocada com casca de manga - Foto: Caio Loureiro / Dicom TJ/AL

Servidoras do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) participaram, na manhã desta terça (21), de uma oficina de aproveitamento integral de alimentos promovida pelo Judiciário em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Foi ensinada a receita de cocada feita com casca de manga.

"Hoje em dia está tudo tão caro, que o reaproveitamento se torna importante", disse a servidora Mara Tenório, da Secretaria Especial da Presidência do TJ/AL. "Pretendo fazer a cocada em casa. Já tem muita gente aguardando a receita", contou.

A servidora Inara Francoyse, da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP), também considera o aproveitamento dos alimentos importante. "Aprender a reaproveitar é sempre bom. Nunca fui muito de cozinhar, mas depois que virei mãe passei a me envolver mais com isso", disse.

À tarde, às 13h30, está prevista uma segunda oficina, dessa vez para ensinar um caldo com caroço de jaca. (Inscreva-se aqui). A ação ocorre durante a feira agroecológica do TJ/AL, realizada na Praça Deodoro.

De acordo com a gerente técnica do Senar, Graziela Freitas, o órgão participará das próximas feiras, sempre trazendo uma receita nova. "Muitas vezes os alimentos são desperdiçados, jogados no lixo, e a gente pode aproveitar a riqueza que vem das frutas e verduras".

Feira agroecológica

A feira agroecológica é promovida pelo Núcleo Socioambiental e pela Comissão Ambiental do TJ/AL, via Eco Rede da Justiça, que também envolve outros Tribunais (TRE/AL, TRT/AL e Justiça Federal). Participam ainda a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e a Cooperativa Financeira Sicredi.

"Montamos a Eco Rede, e o objetivo é promover ações voltadas para a consciência ambiental, segurança alimentar e qualidade de vida, ao mesmo tempo em que ajudamos os produtores no escoamento da produção", afirmou o coordenador do Núcleo Socioambiental do TJ/AL, Alexandre Caiado.

As feiras agroecológicas do TJ/AL acontecem uma vez por mês, sempre na primeira terça depois do dia 20. A do TRT/AL está prevista para esta sexta (24), das 7h30 às 12h30, no Fórum da Justiça do Trabalho (Avenida da Paz, 2076, Centro).

Sem agrotóxicos

Na feira, servidores e o público em geral podem adquirir frutas, hortaliças, doces e geleias, pães, biscoitos, mel, bolos e outros produtos, todos trazidos por cooperativas de pequenos produtores familiares.

A servidora Beatriz Lisboa, da 1ª Câmara Cível do TJ/AL, saiu da feira na Praça Deodoro com a sacola cheia. "Comprei carambola, limão, macaxeira, banana e abacaxi. Os produtos têm qualidade, sem agrotóxicos e o preço é melhor do que nos mercados grandes também", disse.

Tags: