Ciência e Tecnologia
Análise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal
Edição deste ano do Wanda tem como foco a aplicação de Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Estatística voltadas para a resolução de problemas da sociedade
Entre os dias 4 e 7 de novembro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá o 3º Workshop de Análise de Dados (Wanda), evento organizado pelo Grupo de Engenharia de Decisão e Inteligência Artificial (Gedai) da Ufal e pelo Grupo de Eficiência e Análise de Dados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O evento tem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas nesta página - https://www.even3.com.br/wanda.... As palestras ocorrerão no auditório da Reitoria; já os minicursos, nos laboratórios de informática do Centro de Educação (Cedu) e no Bloco 14 do Polo Maceió da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os espaços ficam localizados no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió.
A iniciativa é resultado de uma parceria que envolve professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da universidade alagoana, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. O evento conta com a participação dos docentes Madson Monte (Feac), Victor Carvalho (Campus do Sertão e Feac), Thyago Nepomuceno (CCEN/UFPE) e Jean Turet (CAA/UFPE), além do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) na realização.
A agenda conta com uma programação diversificada, com pesquisadores palestrantes de outros estados, além de destaques de Alagoas. Serão realizados minicursos, palestras, sessões de apresentação de trabalhos e encontro de grupos de pesquisa da rede que organizam o evento. A ênfase nesta terceira edição é a aplicação de Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Estatística e de diversas ferramentas relacionadas à resolução de problemas da sociedade.
Programação
No dia 4 de novembro, pela manhã, haverá a palestra de abertura ‘Quando dados salvam vidas: a IA revolucionando a saúde’, com o professor Marcial Fernández, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na sequência, a palestra ‘Visão computacional na pecuária: da ciência de dados ao campo’, com a professora Vanessa Weber, da Universidade Estadual do Mato grosso do Sul (UEMS).
Já no turno da tarde, haverá a oferta simultânea de dois minicursos: ‘Análise envoltória de dados: fundamentos e aplicações na medição de desempenho’, ministrado por Gilson Castro, cientista de dados atuando na empresa Darede, e ‘Visão computacional aplicada à pecuária: extraindo fenótipos e informações estratégicas’, com Fabrício Weber, CEO da startup Kerow Soluções de Precisão.
No dia 5 de novembro, serão mais dois minicursos pela manhã: ‘Integração de IoT e Big Data para agricultura de precisão sustentável’, com os professores Ícaro Ferreira e Victor Souza Rosas, que atuam no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e no Centro Universitário de Maceió (Unima/Afya) , e ‘Web applications em Python usando Streamlit’, com o professor Sílvio Xavier Júnior, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Na tarde do dia 5, haverá palestra com Izaac Alencar, professor da Unima e um dos CEOs da startup Integritaz, que abordará aspectos legais envolvendo o uso da Inteligência Artificial, da Ciência de Dados e Lei Geral de Proteção de Dados, além de trazer uma visão ética sobre aplicações da IA na resolução de problemas para a sociedade. As atividades da tarde seguem com sessões de apresentação de trabalhos aprovados para publicação nos anais do evento.
As apresentações de trabalhos continuam na manhã do dia 6 de novembro e, no turno da tarde, haverá a palestra do professor Rian Pinheiro, do Instituto de Computação (IC) da Ufal, intitulada ‘Planejamento inteligente de patrulhas: uma abordagem de otimização guiada por dados’, trazendo uma ênfase para a otimização matemática na resolução de problemas em Segurança Pública. Finalizando o penúltimo dia, estão programadas mais duas sessões temáticas com trabalhos aprovados no evento.
O último dia, 7 de novembro, contará apenas com atividades pela manhã e que são reservadas para o Gedai Meeting, um encontro entre os membros da rede responsáveis pela promoção do Wanda. Na ocasião, serão apurados os resultados e definida a sede da 4ª edição do evento, com as atividades se encerrando por volta das 12h.
Histórico do Wanda
O Wanda, ao longo de duas edições, tem capacitado profissionais e acadêmicos, fortalecido redes de colaboração e impulsionado o desenvolvimento regional. A primeira edição, em 2023, marcou o início dessa trajetória. Realizada no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), ofereceu uma programação completa com palestras internacionais e oficinas práticas em Python, Machine Learning e escrita científica.
Em 2024, o Wanda ampliou seu alcance. Realizado no Armazém da Criatividade – Porto Digital, em uma parceria entre o PPGEP-CAA/UFPE, o DotLab/UPE e o Gedai/Ufal, o evento adotou um formato híbrido. A programação incluiu minicursos sobre Web Scraping, IoT e Big Data, além de palestras sobre Inteligência Artificial na Saúde e Gestão de Dados. Os frutos dessa edição foram expressivos: 86 participantes e 7 trabalhos aprovados para publicação na revista Socioeconomic Analytics.
O Wanda se consolidou como um espaço dinâmico de integração entre a academia e o mercado, promovendo o acesso democrático ao conhecimento de ponta.
Siga nossa rede social @wandaufal - https://www.instagram.com/wand....
Mais lidas
-
1Litoral Sul
Areia extraída de Piaçabuçu abastece a Braskem e ameaça o Pontal do Peba
-
2Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
3História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
4'Tremembé'
Quando série sobre o 'presídio dos famosos' estreia no Prime Video?
-
5Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos




