Ciência e Tecnologia

Equipe da Tribuna faz cobertura histórica em evento internacional sobre Ciência e Tecnologia

ProspeCT&I, o VIII Congresso Internacional do Profnit, esteve presente nas mídias da Jorgraf

Por Wellington Santos 21/05/2024 22h59 - Atualizado em 21/05/2024 23h59
Equipe da Tribuna faz cobertura histórica em evento internacional sobre Ciência e Tecnologia
Edilson Omena, José Vanderlei, Allan Rodrigues, Claudio Bulgarelli, Wellington Santos, Paulo Gabriel e Mário Lima na cobertura do evento, que contou ainda com Jonathan Canuto e Rívison Batista - Foto: Tribuna Independente

Uma cobertura jornalística histórica. Essa foi a avaliação de organizadores, patrocinadores, pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais de pós-graduação, estudantes em rede nacional de 43 instituições de ensino federais e privadas em todas as regiões do Brasil, presentes em Maceió, entre os dias 13 e 17 deste mês.

Os elogios também partiram de leitores, telespectadores e internautas que acompanharam o megaevento voltado à propriedade intelectual e transferência de tecnologia — o ProspeCT&I, que é o VIII Congresso Internacional do Profnit por todas as mídias da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf), a qual o Sistema Tribuna de Comunicação está vinculado, com jornal, portal tribunahoje.com, TV e mídias sociais.

A Rede Profnit é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação em diversos setores: acadêmico, empresarial, governamental e organizações sociais.

O evento ocorreu no Sebrae, com parcerias entre a Caixa, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), entre outros apoiadores, que trouxeram à capital alagoana cerca de 300 pessoas.

Reitor da Ufal, Josealdo Tonholo (Foto: Edilson Omena)

“Vocês estão de parabéns, foi realmente fantástica a cobertura da Tribuna, superando todas as expectativas”, disse o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e um dos patrocinadores do megaevento da ciência, tecnologia e inovação, Josealdo Tonholo.

Convergência de mídias, transmissão in loco e ao vivo

Do primeiro ao último dia do megaevento, a trupe de profissionais da Tribuna, entre jornalistas, gráficos e técnicos se revezou na cobertura do evento.

A diagramação no jornal impresso ficou por conta do experiente Wilson Barros, que deu show no design gráfico (Foto: Adailson Calheiros)

Sobre isso, o presidente da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos, José Paulo Gabriel, a qual o Sistema Tribuna está vinculado, com jornal, portal tribunahoje.com, TV e mídias sociais, destacou o trabalho da equipe.

“Este evento vai ficar na história para nós. Agradeço pelo belo trabalho da nossa equipe de profissionais. Montamos um verdadeiro quartel general, com uma redação in loco, com produção de conteúdo nas redes sociais, transmissão ao vivo, fora nossa bela produção no material impresso, com uma diagramação arrojada e páginas especiais totalmente dedicadas ao evento”, destacou Paulo Gabriel. “Que outras produções venham, porque mostramos competência nesta grande cobertura”, completou o diretor.

Diretor superintendente do Sebrae, Vinicius Lages (Foto: Edilson Omena)

Já o coordenador do projeto de mídia para o congresso, José Vanderlei, destacou a convergência de mídias planejada para cobrir o megaencontro de ciência e tecnologia.

“Participar de produção de um evento é sempre um grande desafio. Principalmente, um evento de grande porte, com gente de várias partes do país e no mundo. Todavia, a equipe de cobertura e apoio conseguiram produzir um conteúdo multiplataforma, com convergência de mídias de excelente qualidade. Acredito que para todos nós ficou a sensação de dever cumprido”, disse Vanderlei.

Interpretação de libras também ganhou destaque

A Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas também contratou uma empresa que tem como objetivo incluir profissionais com deficiência auditiva e visual que colaborou na prestação do serviço e atuar no VIII Congresso Internacional Profnit: a empresa Acesselibrasmcz. Além disso, a maioria dos tradutores / intérpretes de Libras que atuaram no evento é composta por pessoas pretas e, entre outros, pautados como as minorias.

Após o evento, a Jorgraf descartou o material utilizado no processo de divulgação no próprio Sebrae Alagoas, onde a instituição disponibiliza um local para que a população possa descartar o seu lixo e enviá-lo para processo de reciclagem.

Tribuna conversa com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões (Foto: Tribuna Independente)

Professor Antônio Gomes, da Capes (Foto: Tribuna Independente)