Ciência e Tecnologia

Google não vai mais excluir contas inativas do YouTube que tenham vídeos

Por Terra 20/05/2023 14h02
Google não vai mais excluir contas inativas do YouTube que tenham vídeos
YouTube - Foto: Reprodução

Após a revolta de muitos usuários do YouTube, o Google decidiu que não irá excluir contas que tenham um no YouTube com vídeos. Essa mudança veio após o anúncio da empresa na última terça-feira (16), onde o Google disse que iria excluir todas as contas do Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), do YouTube e do Google Fotos inativos há dois anos.

Quando o Google mencionou que excluiria contas do YouTube sem login nos últimos dois anos, várias pessoas começaram a compartilhar o aviso dado pela empresa. O grande medo era a perda de vídeos populares no YouTube que tenham sido enviados na plataforma por pessoas que não entram há muitos anos ou tenham falecido.

Após a reviravolta, o Google alterou sua publicação em seu blog, tirando o "YouTube" do parágrafo sobre a exclusão de contas e adicionando a seguinte frase:

Além disso, não temos planos de excluir contas com vídeos do YouTube no momento.

Qual o motivo da exclusão de contas do Google?

De acordo com o Google, a intenção ao excluir contas que não tenham sido acessadas nos últimos dois anos é para evitar que elas sejam invadidas devido a senhas fracas ou não contar com a autenticação de dois fatores.

Quando o Google começará a excluir as contas?

A partir de dezembro de 2023 o Google pretende excluir contas que não foram acessadas nos últimos dois anos. A empresa diz que irá enviar um aviso antecipadamente para os donos destas contas na tentativa de evitar que elas sejam excluídas.