Cidades
Abandono de idosos é uma prática que cresce em Alagoas
Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania mostram que maioria dos casos ocorrem em Maceió
Alagoas registrou, do início do ano, até o momento, 319 casos de abandono de idosos. Do total, 220 aconteceram em Maceió. Os números foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou um aumento nacional de mais de 21% nas denúncias de abandono de pessoas idosas em 2025, em comparação com 2023.
Em Alagoas, conforme os dados consolidados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, houve um alto volume de denúncias gerais de violência contra idosos.
Embora as estatísticas exatas e exclusivas para abandono via ouvidoria em 2025 não sejam totalmente específicas em relatórios públicos, os dados gerais de violência em Alagoas mostram que Maceió, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, registrou mais de 1.349 casos de violência contra a pessoa idosa em 2025.
Alagoas teve 3.649 casos de violações de direitos registrados pelo Disque 100 até meados deste ano. O abandono de idosos é considerado crime e teve a pena aumentada em julho deste ano, podendo resultar em dois a cinco anos de prisão, além de multa.
A coordenadora do Programa Pessoa Idosa Protegida da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, Laura Fragoso, explicou que depois que a denúncia é recebida pelo 181, é despachada para a chefia de articulação e prevenção da Secretaria de Segurança Pública.
“Analisamos a denúncia, verificamos se é proveniente da capital ou do interior para os devidos encaminhamentos. A partir disso é feita a visita para verificar se é um problema de contexto social ou de saúde, por exemplo”.
Neste momento, entram em ação os parceiros, uma equipe multidisciplinar, que normalmente são os Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a Secretaria de Direito da Pessoa Idosa para fazer essa análise junto à SSP/AL. Realmente identificado, o caso de violência é encaminhado à Delegacia de Vulnerável.
A coordenadora do Programa Pessoa Idosa Protegida da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, Laura Fragoso, destacou a Operação Virtude, realizada no mês de outubro, quando é comemorado o Dia do Idoso.
A ação nacional é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
A operação visa reforçar as ações de combate à violência contra a pessoa idosa promovidas pelo programa Idoso Protegido da Chefia de Articulação Política da Prevenção.
O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência, abandono e negligência contra pessoas idosas. Participaram das atividades equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil, Militar e Científica.
Onde
denunciar
Para denunciar casos de abandono ou violência contra pessoas idosas em Alagoas e em qualquer lugar do Brasil, você pode utilizar os seguintes canais.
Disque 100 é o Serviço Nacional da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos que recebe e encaminha as denúncias de violação de direitos humanos, incluindo as de pessoas idosas. As denúncias de violência contra idosos têm prioridade no atendimento.
Polícia Militar 190 para situações de emergência flagrante. Delegacias especializadas. A Polícia Civil, através das delegacias comuns especializadas como o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa. O telefone 197 também é o canal da Polícia Civil.
O Ministério Público Estadual também tem atribuições na fiscalização e na defesa dos direitos dos idosos. Procurado pela reportagem, o Ministério Público Estadual afirmou que não tem catalogado o número de pessoas idosas que foram abandonadas, porque o sistema faz os registros, mas não separa os tipos de crime.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
4Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
5MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'




