Cidades

Programa de educação na reforma agrária abre inscrição para curso técnico em Alagoas

Por Assessoria 23/10/2025 11h45
Programa de educação na reforma agrária abre inscrição para curso técnico em Alagoas
Curso compreende conhecimentos sobre implantação e gestão de agroindústrias - Foto: Assessoria

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) está com inscrições abertas, até o dia 7 de novembro, para um curso técnico em agroindústria em Alagoas. Por meio de parceria com o Incra, mantenedor do programa, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) disponibiliza 50 vagas em ampla concorrência e cotas.

Esse é o primeiro curso da instituição de ensino ofertado pelo Pronera. Ele é destinado ao público beneficiário do programa com ensino médio concluído, como a população dos assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), quilombolas, indígenas e acampados.
Inscrição

A inscrição e o curso são gratuitos. As pessoas interessadas devem preencher um formulário, no site do Ifal, com os dados pessoais e apresentar a documentação exigida, a exemplo do diploma de conclusão do ensino médio e da comprovação de que está no perfil do público-alvo.

O curso

A qualificação terá duração de 1.308 horas, em 18 meses, e será pautada na pedagogia da alternância, com Tempo Escola e Tempo Comunidade. A previsão é que as aulas iniciem no dia 20 de janeiro de 2026.

De caráter presencial, o Tempo Escola será realizado em centro de formação no município de Atalaia e no campus do Ifal em Satuba. Já o Tempo Comunidade ocorrerá nas localidades de origem dos estudantes ou em outros territórios definidos pela coordenação e pelos professores.

Conforme o projeto pedagógico, o curso compreende variados conhecimentos sobre implantação e gestão de agroindústrias, dentre os quais, o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças; e a aplicação de técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.

Os profissionais a serem formados receberão uma habilitação profissional técnica de nível médio em agroindústria.

Benefícios aos estudantes

O Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Incra e o Ifal prevê apoio para alimentação, hospedagem, deslocamento durante os módulos presenciais e auxílios estudantis. Os valores das bolsas serão definidos até o início do primeiro módulo presencial. O pagamento ficará condicionado à frequência assídua nas aulas e atividades.

Contato

Em caso de dúvidas, o Ifal abriu um canal de comunicação via Whatsapp. O número do telefone é 82 99128 6159.
Acesse o site do processo de seleção: https://bit.ly/ifalpronera