Cidades

Parceria histórica entre Ufal e Ifal cria nova unidade do Nees em Alagoas

Com foco em equidade e inovação, Núcleo de Excelência promete expandir o impacto de soluções tecnológicas e sociais na educação

Por Ascom Ufal 17/10/2025 01h27
Parceria histórica entre Ufal e Ifal cria nova unidade do Nees em Alagoas
Nova unidade do Nees, desta vez no Ifal, aumentará as ações desenvolvidas em Alagoas - Foto: Ascom Ufal

Na terça-feira (14), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) formalizaram a instalação de mais um Núcleo de Excelência em Tecnologia Sociais (Nees). O evento marcou mais um passo na parceria entre as duas instituições de ensino do estado, referências em educação e pesquisa, e um importante passo para a inovação educacional.

A nova unidade do Nees, desta vez no Ifal, aumentará as ações desenvolvidas em Alagoas, ampliando o trabalho já realizado pela Ufal em benefício de soluções tecnológicas e sociais que impulsionam políticas públicas de pesquisa e educação no estado, reverberando por todo o Brasil.

A manhã iniciou com uma visita do reitor do Ifal, Carlos Guedes, acompanhado de coordenadores e professores da instituição, à sede do Nees, onde foram recebidos pelo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e pelo diretor executivo do Núcleo, Edmilson Gomes Fialho. Na ocasião, foram apresentadas estrutura física, organização, linhas de pesquisa e atuação acadêmica.

Após, os presentes se dirigiram para a sala do Conselho Universitário (Consuni), onde participaram da mesa de honra Josealdo Tonholo, Carlos Guedes, Edmilson Gomes e o coordenador geral do Nees Ifal, Flávio Medeiros, que destacaram a importância do dia para a educação e pesquisa.

Em sua fala, o professor Flávio Medeiros ressaltou que é o início de uma nova jornada, de muito trabalho e desafios. “Temos que seguir com o nosso propósito de levar opções tecnológicas e inovadoras para a sociedade”, afirmou. Fala que foi corroborada pelo professor Edmilson Fialho: “Isso não só aprimorará nossa capacidade de alcance, mas também atrairá mais pesquisadores para integrar nossa equipe, e quanto maior o número de pesquisadores, maior será nosso impacto na educação brasileira, que é o nosso principal objetivo”.

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, o momento é histórico e se trata de uma proposta que vai impactar a educação no país, além de fortalecer a parceria entre as instituições: “O projeto já vinha sendo criado e pensado há anos. Ficamos felizes em ser o primeiro parceiro do Nees. É um projeto que apresenta resultados notáveis, conforme o reitor Tonholo compartilhou conosco esta manhã”, comentou.

Já o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou o avanço que Alagoas vem tendo com a inovação tecnológica promovida a partir do Nees e a sua ampliação. “O estado de Alagoas demonstra, hoje, uma nova perspectiva em relação ao conhecimento. A revolução em curso, impulsionada pelo polo de inovação, é irreversível. Essa transformação não se limita a área acadêmica, atingindo também a comunidade”, concluiu.

Após, os integrantes da mesa foram convidados para a assinatura do acordo de parceria entre as duas instituições, simbolizando a formalização da criação do Nees Ifal, sob aplausos dos presentes, em uma grande celebração pelo futuro da educação e pesquisa.

“Espera-se que, com essa formalização, a transparência e a participação democrática no Instituto Federal sejam aprimoradas. Pretende-se expandir a oferta de cursos de informática, atualmente presente em seis dos dezesseis campi, para beneficiar estudantes de todas as mesorregiões do estado, representando desenvolvimento regional e educacional”, festejou Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal.

A manhã terminou com a apresentação de palestras, onde foram apresentados mais tópicos sobre o Nees, as perspectivas futuras do Núcleo para o Ifal e também a parceria já existente entre as duas instituições.

“Ressalta-se que já há a participação de servidores, professores, principalmente da área de informática, e estudantes do Ifal no Nees Ufal. A assinatura do termo marca a formalização da parceria já existente, com objetivo de fortalecer a atuação em uma área de grande relevância, que apresenta uma crescente demanda, e uma maior qualificação de profissionais”, ratificou o professor Flávio Medeiros.

Sobre o Nees

Criado em 2011, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), ligado ao Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), surgiu da união dos pesquisadores Alan Pedro da Silva, Ig Ibert Bittencourt e Seiji Isotani. A ideia nasceu do desejo de transformar a educação brasileira por meio da tecnologia, especialmente na rede pública.

Foi na Ufal que encontraram o ambiente ideal para fundar o Nees, inicialmente voltado ao empreendedorismo social, e que hoje tem como um dos principais objetivos aproximar a pesquisa acadêmica das necessidades reais da sociedade. Em 2022, com a ampliação dos objetivos e a consolidação da equipe, o grupo passou a priorizar a promoção da equidade educacional como caminho para a transformação social, adotando o nome atual.

Hoje, o Núcleo é reconhecido como um dos principais grupos de pesquisa em tecnologia educacional do Brasil, reunindo mais de 200 pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Mantém parcerias com universidades como Harvard e Oxford, além de colaborar com o Ministério da Educação. Após mais de uma década de atuação, o Nees acumula resultados expressivos: suas ferramentas e projetos já beneficiaram mais de 30 milhões de estudantes, um milhão de professores e cerca de 180 mil escolas em todo o país, consolidando-se como referência em inovação e impacto social na educação.

Para saber mais sobre o Nees, acesse o link.