Cidades
Mais de 80 filhotes de tartaruga-oliva são soltos na Praia de Guaxuma, em Maceió
Espécie ameaçada de extinção foi monitorada por quase dois meses pelo Instituto Biota

Na tarde dessa sexta-feira (3), 85 filhotes de tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) foram soltos na Praia de Guaxuma, na região Norte de Maceió. A ação foi coordenada pelo Instituto Biota de Conservação, e marcou a primeira soltura da temporada reprodutiva de tartarugas marinhas na capital alagoana.
De acordo com o Instituto, os filhotes foram monitorados por 58 dias antes de seguirem instintivamente rumo ao mar. A espécie é considerada ameaçada de extinção e tem suas áreas de desova registradas ao longo do Litoral Sul de Alagoas, passando por Sergipe — onde há maior densidade de ninhos — até o Litoral Norte da Bahia.

A temporada reprodutiva teve início em junho de 2024 e se estenderá até junho de 2026, com ações contínuas de monitoramento, proteção de ninhos e soltura de filhotes.
O momento da soltura foi acompanhado por moradores e visitantes que estiveram na Praia de Guaxuma para testemunhar esse importante passo na preservação da vida marinha. O Instituto Biota destacou a importância da conscientização ambiental e da participação popular em ações de conservação como essa.
Mais lidas
-
1True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
2Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
3Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
4Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã
-
5Contrato encerrado
Globo suspende transmissão para Gazeta