Cidades
“Escutar, cuidar e proteger”: novo livro do agente da PF Eduardo Tavares reforça luta contra violência infantil

O agente da Polícia Federal, Eduardo Tavares, lançou nesta terça-feira (30), no auditório da OAB/AL, em Jacarecica, o livro "Escutar, cuidar e proteger: contra a violência que ameaça crianças e adolescentes", publicado pela Editora Laguna.
Segundo Tavares, a obra é resultado de sua vivência diária no enfrentamento a crimes que atingem crianças e adolescentes. “É um guia voltado a pais, mães e responsáveis, com orientações sobre como atuam os agressores e, principalmente, sobre como podemos, juntos, proteger nossos filhos”, destacou.
No livro, Tavares aborda a Convenção sobre os Direitos da Criança e discute aspectos psicológicos e comportamentais fundamentais para o desenvolvimento infantil. A obra também orienta pais, responsáveis e educadores sobre como ajudar crianças e adolescentes a se protegerem, oferecendo estratégias práticas de prevenção.
Além disso, traz dados atualizados sobre a violência que atinge esse público no Brasil, e orientações claras sobre como identificar sinais de abuso sexual e agir de forma adequada diante de possíveis casos. A proposta é fortalecer a rede de proteção infantojuvenil por meio do conhecimento e da escuta ativa.
Os participantes do evento de lançamento tiveram a oportunidade de adquirir o livro em primeira mão e ainda receberam um autógrafo personalizado do autor.
Abuso sexual infantil é tema de palestra
Antes da cerimônia de lançamento do livro, o agente da PF, Eduardo Tavares, proferiu uma palestra sobre o tema “Abuso Sexual Infantil”, direcionada a uma plateia de advogados e promovida pela Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/AL. Durante sua exposição, Tavares relembrou o caso de Araceli Cabrera Crescêncio, ocorrido em 18 de maio de 1973, que motivou a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Eduardo Tavares também destacou importantes legislações voltadas à proteção infantojuvenil, como a Lei Menino Bernardo (13.010/14), a Lei da Escuta Especializada (13.431/17), a Lei Henry Borel (14.344/22) e a Lei de Combate ao Bullying e Cyberbullying (14.811/24). Para contextualizar a gravidade do tema, o agente da Polícia Federal apresentou estatísticas recentes sobre crimes contra crianças e adolescentes no Brasil.
Estiveram presentes na abertura do evento: a presidente e a vice-presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/AL, Mariana Sampaio e Erica Rodrigues; a vice-presidente da OAB/AL, Claudia Medeiros; o presidente da Comissão de Defesa de Honorários Advocatícios, Jefferson Ramos; o procurador e corregedor-geral do Ministério Público de Alagoas, Eduardo Tavares; o deputado estadual, Lelo Maia; e o estudante e jovem aprendiz Pedro Hiogo.
Mais lidas
-
1The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
2Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
3Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
4Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
5Sacrifício, Morte e Reencarnação
Gênio dos Desejos tem final feliz? O desfecho explicado do k-drama