Cidades
Obras do CAPS e CMEI avançam no bairro Cidade Universitária
Os equipamentos serão entregues ao município até o final do ano

A construção de dois novos equipamentos avança no Residencial Novo Jardim, no bairro Cidade Universitária. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e o Centro de Atenção Psicossocial AD III (CAPS AD III) estão entre as medidas previstas no Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS) e devem ser finalizados até o final do ano.
Com as fundações concluídas, o cronograma avança nas etapas de alvenaria, concretagem de pilares, instalação de ferragens, reservatórios de água, redes elétrica e hidráulica.
3,7 mil m² de área de um equipamento moderno
O novo CMEI do Cidade Universitária terá capacidade para atender até 600 crianças, de 0 a 5 anos, e será entregue 100% equipado. A unidade terá 3,7 mil m² de área construída, com salas de aula e leitura, berçário, pátios, quadra esportiva e refeitório, consultórios médico e odontológico e sala de vacina. O projeto prevê ainda ambientes para prática de atividades culturais e lazer, e uma horta educativa.
Cerca de 700 m² para atendimento especializado com conforto e qualidade
Já o novo CAPS AD III terá estrutura para atendimento especializado em saúde mental e dependência química, com capacidade para receber até 45 pacientes por dia. O projeto prevê 694 m² e vai contar com espaços de acolhimento e convivência, salas de enfermagem, farmácia e medicação, quartos coletivos com acomodações noturnas, e áreas para administração, cozinha e refeitório.
Nos dois projetos, os ambientes foram planejados para garantir acessibilidade e vão dispor de rampas, piso tátil e espaços adaptados para pessoas com deficiência.
Sobre o PAS
A adoção de medidas para reparar, mitigar ou compensar os impactos da desocupação nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol está prevista no Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
O Plano de Ações Sociourbanísticas reúne mais de 40 iniciativas em quatro eixos de atuação, como:
* Políticas sociais e redução de vulnerabilidades: Construção do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Atenção Psicossocial AD III (CAPS III).
* Atividade econômica, trabalho e renda: Fundo de apoio e acesso ao microcrédito para MEI e MPE e reforma de mercados públicos.
* Qualificação urbana e ambiental: Melhorias urbanísticas e requalificação e dinamização de Centros de bairros.
* Preservação da cultura e memória: Programa de apoio a grupos culturais e editais de fomento à cultura para toda a cidade.
Parte das ações é executada pela companhia, enquanto outras ficam sob a gestão do Município de Maceió. O orçamento, custeado pela Braskem, é de R$ 198 milhões, atualizado anualmente.
Mais lidas
-
1The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
2Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
3Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
4Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
5Sacrifício, Morte e Reencarnação
Gênio dos Desejos tem final feliz? O desfecho explicado do k-drama