Cidades
Última chamada: secretarias municipais do Nordeste têm até 26 de setembro para participar da edição 2025 do “Leia com uma criança”
Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura, o “Leia” já distribuiu mais de 63 milhões de livros de literatura infantil para famílias, organizações da sociedade civil e secretarias de Educação de todo o país

O “Leia com uma criança”, iniciativa do Itaú Social, está com prazo aberto até 26 setembro para que as secretarias municipais de Educação do Nordeste que ainda não solicitaram os kits de livros destinados a creches e pré-escolas façam o cadastro. Os títulos serão enviados às secretarias, responsáveis pela distribuição às unidades. A ação ocorre em parceria com o LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), programa que integra o conjunto de ações de formação continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal. O formulário está disponível no site: www.itausocial.org.br/leiacomumacrianca.
Primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura, o “Leia” surgiu com o objetivo de convidar os adultos a lerem com as crianças. A iniciativa propõe que, além de contar uma história, o mediador de leitura se envolva ativamente, incentivando a participação das crianças no processo. Até o momento, mais de 63 milhões de livros de literatura infantil foram distribuídos para famílias, organizações da sociedade civil e secretarias de Educação em todo o país.
“Após mais de uma década de atuação, o ‘Leia com uma criança’ passou por um processo de reformulação, e o Itaú Social identificou a necessidade de intensificar seus esforços para garantir o direito à leitura. Desde 2023, a iniciativa vem ampliando o acervo literário de salas de referência de creches e pré-escolas, contribuindo para as estratégias pedagógicas dos profissionais das instituições de Educação Infantil, especialmente para o trabalho das professoras e dos professores. Por meio dos livros, esses profissionais podem desenvolver atividades que promovem a cultura escrita e estimulam experiências de leitura literária de maneira prazerosa, lúdica e significativa”, explica Juliana Yade, coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social.
Os títulos da coleção distribuída foram escolhidos com base em critérios técnicos, incluindo a temática abordada, a qualidade literária e o projeto gráfico. O processo também incluiu uma atividade prática com famílias de todas as regiões do Brasil, além de avaliações de especialistas e mediadores de leitura. O objetivo é garantir que os livros promovam interação entre adultos e crianças, fortalecendo o papel da literatura como ferramenta pedagógica e de criação de vínculos afetivos.
Conteúdos formativos gratuitos
Em outra frente de atuação, o Itaú Social oferece conteúdos formativos on-line na página do Leia com uma criança. São disponibilizados cursos, materiais de leitura, podcasts e um catálogo de livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade, direcionados a pessoas com deficiência e seus responsáveis ou curadores.
Mais lidas
-
1The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
2Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
3Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
4Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
5Sacrifício, Morte e Reencarnação
Gênio dos Desejos tem final feliz? O desfecho explicado do k-drama