Cidades

Barra de Santo Antônio dá voz ao povo e fortalece o SUAS com ampla participação popular

9ª Conferência Municipal de Assistência Social reforçar o compromisso da gestão com políticas públicas inclusivas e cidadania plena

14/07/2025 18h09 - Atualizado em 14/07/2025 18h20
Barra de Santo Antônio dá voz ao povo e fortalece o SUAS com ampla participação popular
Divulgação - Foto: Assessoria

Em mais um gesto concreto de valorização da escuta popular e fortalecimento das políticas públicas, a Prefeitura de Barra de Santo Antônio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou com êxito a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, de natureza deliberativa, reuniu usuários do sistema, profissionais da área e representantes da sociedade civil organizados em um debate qualificado sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os avanços locais na proteção e inclusão social.

A conferência, marco importante no calendário da gestão participativa, se firmou como espaço legítimo de construção coletiva, reafirmando o papel do SUAS como pilar de garantia de direitos e promoção da cidadania. Ao abrir os trabalhos, a secretária Regiane Santos fez um chamado à escuta ativa e à corresponsabilidade social: “A conferência é um espaço essencial para ouvirmos a população e construirmos juntos uma assistência social mais forte, justa e humanizada.”

Em tempos de retrocessos e cortes que ameaçam a sustentação das redes de proteção social em todo o país, o município vai na contramão e dá exemplo de gestão comprometida com a pauta social. A ampla participação popular e o engajamento dos diversos segmentos presentes evidenciam que, quando há vontade política, é possível avançar no estabelecimento de políticas públicas estruturantes.

A 9ª edição da conferência encerrou-se com a aprovação de propostas e diretrizes que direcionarão as ações de assistência social no próximo período, reafirmando o compromisso da atual administração com uma política humanizada, democrática e centrada nas reais necessidades da população. Mais que um evento, a conferência foi expressão viva do controle social e da democracia em movimento.