Turismo
Concurso de Coco de Roda encanta turistas e valoriza cultura popular de Maceió
Evento que integra o São João Massayó revela as tradições do maceioense para o Brasil e o mundo

Um espetáculo de cores, batuques e raízes culturais tem emocionado não só os maceioenses, mas também turistas de diversas partes do País que estão descobrindo a alma vibrante da capital alagoana através do Concurso Municipal de Coco de Roda. Realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o evento segue até este domingo (15), no estacionamento do Mercado 31, no bairro histórico de Jaraguá.
No palco, o gingado do povo, o ritmo contagiante do ganzá e da zabumba e as coreografias carregadas de identidade são os protagonistas de noites marcadas por aplausos calorosos e olhares encantados de quem assiste pela primeira vez. É o caso da paulista Cecília Lazaret, que está em Maceió pela segunda vez, e foi surpreendida pela força da cultura local.
“É a primeira vez que vejo esse espetáculo. Eu amei, nunca vi uma coisa tão maravilhosa. Tô com vontade de dançar com o corpo do nosso povo. E o fôlego dessas crianças? 21 minutos de apresentação! Eles estão de parabéns”, disse emocionada.
Neste sábado (14), sob o céu festivo do São João Massayó, o concurso continua com apresentações dos grupos Tentação, Flor de Mandacaru, Sensashow e Babaçu — quatro expoentes da tradição do Coco de Roda, que mostram, com maestria, o que é resistência cultural, alegria coletiva e valorização do que é nosso.
Para a turista Laura Santi, que veio do interior de São Paulo, a noite foi uma revelação. “Estou conhecendo uma parte da cultura brasileira que eu não fazia ideia que existia. Achei tudo extremamente bem organizado, fantástico! E como esse povo dança! É bonito demais ver a coerência das coreografias, o ritmo, a alegria. A gente tem que voltar mais vezes”, contou.
O Concurso Municipal de Coco de Roda é mais do que uma competição: é um ato de reconhecimento e pertencimento. É o reflexo do compromisso da Prefeitura de Maceió com o fortalecimento da cultura popular, da autoestima da cidade e da preservação das tradições que fazem parte da história viva do povo alagoano.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, é emocionante ver como a cultura local ultrapassa fronteiras e toca os visitantes. “Quando um turista se emociona com o Coco de Roda, ele está reconhecendo o valor do que é genuinamente maceioense. É esse o nosso maior prêmio: mostrar ao Brasil e ao mundo que nossa cultura é viva, potente e merece ser celebrada com orgulho.”
O Concurso faz parte da significativa programação do São João Massayó 2025, que neste ano abraçou as tradições com ainda mais intensidade, garantindo estrutura, visibilidade e respeito aos artistas e grupos populares. E quem visita Maceió neste período, volta para casa levando muito mais do que lembranças. Carrega na memória o som do ganzá, o calor do povo e a força de uma cultura que não se cala.
Mais lidas
-
1Um dia que vira pesadelo
Final explicado do filme 'Até a Última Gota'; Janiyah morre?
-
2Sorteio
Sorteio das unidades de residencial na Santa Amélia que seria nesta quinta (12) é adiado
-
3Na divisa
Tremor de terra é detectado entre as barragens de Xingó e Paulo Afonso
-
431 anos
Policia Militar de Alagoas lamenta falecimento do sargento João Paulo Freitas de Vasconcelos
-
5Trauma e assassinato
Como termina Sobreviventes? Entenda desfecho da série