Cidades

Detran tem estudo sobre segurança viária em Maceió publicado no maior congresso de ambiências do mundo

Por João Victor Barroso / Ascom 08/04/2025 12h02
Detran tem estudo sobre segurança viária em Maceió publicado no maior congresso de ambiências do mundo
Resultado do trabalho foi reconhecido mais uma vez com a seleção e publicação de estudo do Detran nos anais do maior congresso do mundo - Foto: Detran/AL

Um dos principais eixos de atuação do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) é o fortalecimento da segurança viária, a fim de reduzir os sinistros e óbitos nas vias do estado. Nesse sentido, o órgão investe na gestão e análise de dados e estatísticas a fim de subsidiar a tomada de decisões e a construção de políticas públicas mais assertivas.

O resultado desse trabalho foi reconhecido mais uma vez com a seleção e publicação de estudo do Detran nos anais do maior congresso do mundo focado na relação das pessoas com os ambientes construídos, o 5º Congresso Internacional sobre Ambiências, que aconteceu em Lisboa, Portugal.


O artigo, intitulado “Análise da Segurança Viária na Região Metropolitana de Maceió: Aplicação dos Princípios de Sistemas Seguros e Visão Zero”, de autoria do servidor Antônio Monteiro, engenheiro e assistente de Trânsito do Detran, juntamente com Emanuel Medeiros, Laryssa Souza e Taís Araújo, estagiários da Chefia de Segurança de Trânsito do órgão, apresenta um estudo inédito em Alagoas que analisa pontos críticos de sinistros de trânsito na Região Metropolitana de Maceió, com base no Renaest - Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito.

“Ficamos muito felizes por ter nossos trabalhos selecionados e reconhecidos internacionalmente, reconhecendo a qualidade técnica e científica dos trabalhos desenvolvidos no setor de Segurança de Trânsito do Detran Alagoas. O estudo que produzimos apresenta metodologias de como reduzir os sinistros de trânsito na cidade de Maceió, com o levantamento de dados e informações que resultam em intervenções que podem reduzir o número de mortes na capital e região”, explica Antônio Monteiro.

Com foco em contribuir com a melhoria da mobilidade urbana, Renan Silva, arquiteto e chefe de Segurança de Trânsito do Detran, produziu o artigo “A Cidade e a Mobilidade sob a Luz do Pensamento Sistêmico”, também selecionado e publicado pelo 5º Congresso Internacional sobre Ambiências. Ambos os artigos buscam promover políticas públicas baseadas em evidências científicas e em práticas internacionais, e comprovam o investimento do Governo de Alagoas na capacitação dos servidores e no compromisso com um trânsito mais humano, seguro e sustentável.


De acordo com Renan Silva, o artigo traz como tema a mobilidade urbana sustentável e busca contribuir para uma interpretação dos fenômenos urbanos, promovendo cidades mais justas e sustentáveis. "Ter um trabalho reconhecido e publicado em um congresso internacional é uma grande honra e mostra que estamos no caminho certo.

O fato de dois servidores do Detran terem seus artigos selecionados comprova a qualidade da pesquisa que vem sendo desenvolvida no órgão e reforça a importância de aliar conhecimento técnico à gestão do trânsito", destacou. Os artigos podem ser conferidos neste link: https://ambiances2024.ambiances.net/download/lisboa-2025%20(1).pdf.