Cidades
CBTU registrou 19 acidentes em ferrovias em Maceió no ano passado
Dados da área de operação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Maceió mostram que o número de acidentes em 2024 foi maior em relação ao ano anterior, e segue tendo a modalidade de animais soltos no perímetro da ferrovia como o maior risco para a segurança da operação. O ano passado teve o registro de 19 ocorrências, sendo 9 envolvendo animais soltos, 5 com automóveis, 1 com pedestre, 1 acidente com corpo encontrado em trilhos desativados, 1 caminhão, 1 árvore caída, e um incidente com o portão fechado (entrada da estação).
Já em 2023, foram 16 acidentes no total, dos quais: 4 com pedestres; 4 com automóvel;
4 acidentes com animais; 1 com moto; e 1 com uma caçamba.
Embora os acidentes ocorridos nos últimos dois anos não foram graves, sem vítima fatal, a CBTU entende que é necessário trabalhar com orientações para que a população possa ser parceira da ferrovia, visando diminuir essas ocorrências.
Assim, começou nesta terça-feira, 18, a campanha educativa sobre segurança na ferrovia. Animais soltos nas proximidades da ferrovia, estacionamento de motos e veículos na faixa de segurança próxima aos trilhos, crianças circulando e brincando bem perto da linha do trem, objetos descartados irregularmente. Esses são alguns dos pontos abordados pela equipe de educadores, assim como pela mensagem no carro de som e nas redes sociais.
A campanha de utilidade pública vai até dia 21 de março, utilizando carros de som, equipe de panfletagem nas proximidades da ferrovia e este ano com uma novidade: foco nas áreas rurais, nas quais há a maior incidência de animais soltos na ferrovia. O carro de som transmitirá mensagem educativa convidando a população a participar da campanha, tomando conhecimento dos riscos e como evitá-los.
A equipe da CBTU, formada por colaboradores voluntários, está realizando a conscientização porta a porta nos bairros Rio Novo, ABC, Fernão Velho e Gustavo Paiva e Lourenço de Albuquerque, nos dias 18, 19, 20 e 21.
Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, que está participando da ação, a campanha é fundamental para a segurança da operação, haja vista que o tipo de acidente que mais ocorre na ferrovia tem como causa atitudes que podem ser evitadas, “ se houver consciência e informação para quem circula ou vive nas proximidades da ferrovia”. Ele explica que “a maior parte do nosso trecho fica em área rural, é natural a presença de animais, o que não pode ocorrer é o fato deles estarem soltos soltos nos trilhos. Por isso, estamos conversando de porta em porta.”, disse o superintendente.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
5História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz




