Cidades
Alagoas registra 460 incêndios em vegetação
Metereologista afirma que altas temperaturas neste verão predispõem a ocorrência de fogo
No período de outubro a dezembro de 2024, o Corpo de Bombeiros atendeu a cerca de 460 ocorrências de fogo em vegetação no estado.
As estatísticas do Corpo de Bombeiros mostram ainda que, durante todo o ano de 2023, Alagoas registrou 848 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo 211 em Maceió, 150 em Arapiraca, 70 em Marechal Deodoro e 49 em Maragogi. No alto Sertão, foram 51 ocorrências, sendo 43 em Delmiro Gouveia, duas em cada um dos municípios de Batalha, Belo Monte e Olho D´Água das Flores e um em Monteirolópolis.
A maioria dos registros é em regiões de Mata Atlântica. Os demais focos detectados, cerca de 30%, estão em áreas de ocorrência da
Após a contenção do incêndio, na Gruta de Lourdes, a Defesa Civil informou que nenhuma residência foi atingida pelo fogo e autorizou o retorno dos moradores às suas casas.
Baseada na previsão dos próximos dias, a meteorologista Fernanda Liz afirmou que a umidade relativa do ar pode aumentar,
Segundo ela, o risco de queimadas aumenta nos dias em que a umidade relativa fica muito baixa e como o período do verão vai até março, ela não descarta a possibilidade de novos incêndios.
Semarh alerta sobre perigo de novos incêndios
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) alertou ontem sobre a possibilidade de novos incêndios em vegetação em Alagoas. A meteorologista Fernanda Liz afirmou que o verão de 2025 está registrando temperaturas no sertão em torno de 37°C a 39°C, podendo chegar até 40°C, como a que marcou o município de Pão de Açúcar na primeira semana do ano.
O Sertão registrou 39°C ontem. Na região do Agreste, os termômetros também devem ficar acima dos 35°C nos próximos dias. Na região do litoral, a temperatura tem oscilado entre 31°C e 32°C graus. Já houve, segundo Fernanda Liz, registro próximo à 33°C também.
“Estamos com temperaturas bem elevadas, principalmente, em relação à média histórica que temos registrada no verão, quando no litoral, o termômetro marcava 31°C e no Sertão em torno de 35°C, 36°C”, detalhou.
A meteorologista da Semarh, adiantou que a previsão para os próximos dias é de predomínio de sol e tempo seco para todas as regiões. “Haverá uma pausa nesta sexta-feira, dia 10, quando poderá acontecer possibilidade de chuva no início da manhã, uma variação nebulosidade. A partir do final da tarde e noite, nas regiões do Sertão e sertão de São Francisco poderão ter pancadas de chuva. São pancadas rápidas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento mais forte. Essa previsão se repete neste sábado”, explicou.
No combo de calor insuportável podem ainda vir as queimadas, os incêndios florestais como o que ocorreu na última quarta-feira em uma área de mata na Gruta de Lourdes, em Maceió.
O incêndio levou à evacuação de residências em quatro quarteirões próximos aos focos de fogo.
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
5Sucesso da Netflix
Mistério! O que realmente aconteceu com Charmaine em Virgin River?