Cidades

Prefeitura não cumpre ordem e mantém cones

População protesta e retira equipamentos para estacionar na orla da Ponta Verde; proibição foi suspensa por liminar da Justiça

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 19/12/2024 06h42 - Atualizado em 19/12/2024 10h23
Prefeitura não cumpre ordem e mantém cones
Agente de trânsito recoloca cone retirado pela população para impedir estacionamento de carros na orla - Foto: Adailson Calheiros

Uma decisão da Justiça, em caráter liminar, garantiu, de forma imediata, que os veículos pudessem estacionar novamente na Avenida Silvio Carlos Viana, na orla de Ponta Verde. A decisão não é definitiva e ainda cabe recurso por parte da Prefeitura de Maceió. A multa diária é de R$ 10 mil, limitada a R$ 100 mil.

Durante todo o dia de ontem, muitos motoristas voltaram a ocupar os espaços que, antes da proibição imposta pela Prefeitura de Maceió, eram destinados aos carros.

No entanto, na Faixa Verde, colada ao canteiro e criada pelo poder executivo na semana passada, os cones, colocados pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), ainda estavam limitando os espaços que também serviam de estacionamento.

As placas de proibido estacionar ainda não foram retiradas. Por conta própria, motoristas e, em especial, comerciantes que estavam fazendo manobras de carga e descarga afastavam os cones e estacionavam seus veículos.

A Avenida Silvio Carlos Viana já possui uma faixa verde, instalada próxima ao calçadão, no lado da praia, exclusiva para práticas de atividades ao ar livre, como a corrida e a caminhada.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel), Marcus Batalha, afirmou que o setor recebeu a decisão favorável à volta do estacionamento com alívio, uma vez que vários bares e restaurantes da região já haviam reportado uma queda acentuada no seu movimento.

“Voltamos a ter a esperança de que o setor possa ter um final de ano legal. Estamos nos aproximando das festividades natalinas, Réveillon e alta temporada”, lembrou.

A Tribuna Independente procurou a Prefeitura de Maceió, por meio da assessoria de comunicação, que emitiu nesta quinta-feira (19), a seguinte nota: 

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) esclarece que até o momento não foi notificado oficialmente acerca de decisão judicial determinando a suspensão da implantação da Faixa Verde na Av. Silvio Carlos Viana.

Ressaltamos que, assim que a referida decisão liminar for formalmente comunicada, serão adotadas as providências necessárias para o seu cumprimento, em respeito ao Poder Judiciário.

Paralelamente, informamos que o DMTT tomará as medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão, reafirmando o compromisso do Município com a melhoria da mobilidade urbana e a sustentabilidade, tendo por base todos os estudos técnicos realizados para a região, bem como acontece em outras áreas de cidade.