Cidades
MP/AL e UFAL discutem parceria visando otimização nos serviços tecnológicos
Objetivo é o desenvolvimento de ferramentas que representem iniciativas de inovação e destreza digitais, culminando no aumento de produtividade e excelência nos serviços ofertados, por meio de inovação tecnológica
O Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti) do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), com apoio do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, conduziu reunião onde foi discutida uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para o desenvolvimento de ferramentas que representem iniciativas de inovação e destreza digitais, culminando no aumento de produtividade e excelência nos serviços ofertados, por meio de inovação tecnológica. O presidente do Comitê, promotor de Justiça Vicente Porciúncula, detalhou a realidade institucional, no que diz respeito aos sistemas utilizados, enfatizando a necessidade de implementação de processos de modernização institucional para assegurar maior agilidade nos serviços prestados à sociedade em cenário de aumento no trâmite processual e de grandes expectativas quanto a soluções de automação e inteligência artificial. Como encaminhamentos foram elencados o estudo de viabilidade para criação do laboratório de inovação no MP/AL, o estudo de parceria entre o MP/AL e a Ufal por meio do laboratório EASY.
O chefe ministerial entende que encontrar estratégias de inovação tecnológica, no cenário digital em que a sociedade se encontra, é sinônimo de uma visão ampla que tende a impactar positivamente na administração, com resultado final para a sociedade que passará a recepcionar serviços com maior qualidade e excelência dentro do Ministério Público.
O presidente do Comitê, Vicente Porciúncula, explica o propósito da iniciativa falando dos desafios ora encontrados.
“A busca pela parceria é para que possamos superar as dificuldades enfrentadas frente a crescente demanda por soluções em Tecnologia da Informação, temos convivido diariamente com desafios apresentados pelos sistemas que hoje a instituição utiliza e uma grande expectativa de implementação de soluções que dinamizem nossa produtividade, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial. A Procuradoria-Geral de Justiça está se adequando à Política Nacional de Tecnologia da Informação e busca ser exemplo em iniciativas de destreza digital, esse foi um desafio lançado pelo nosso gestor ao Ceti. A excelência nos serviços do MP/AL deve ser fundamentada em uma cultura de colaboração e inovação”, afirma Vicente Porciúncula.
Para a reunião foram convidados os professores doutores da Ufal Márcio Ribeiro (do Instituto de Computação (Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas – EASY), Bruno Nogueira e Rian Pinheiro do Instituto de Computação (Laboratório de Otimização) que, na ocasião, apresentaram o projeto por eles desenvolvidos e que têm trazido resultados satisfatórios. Eles integram o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY), que atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Membros e servidores do MP/AL que compõem o Comitê ficaram familiarizados com a possibilidade de conjuntamente serem criadas ferramentas que possam copilar dados e aprimorar a atuação interna com processos judiciais e administrativos.
Em seu posicionamento, a promotora de Justiça Adriana Gomes que desenvolve suas atividades na Corregedoria do MP/AL, focou no grande volume de dados valiosos disponíveis na instituição, inclusive em seu setor de trabalho, destacando que por falta de ferramentas específicas não são utilizados por completo e que, assim sendo, poderiam contribuir diretamente na tomada de decisões estratégicas. A falta dessa junção, para ela, desencadeia o retrabalho. Adriana Gomes aprovou o que foi demonstrado pela comitiva e professores da Ufal, especialmente com a possibilidade de se trabalhar com a inteligência artificial.
Marcel de Castro, Diretor de Tecnologia da Informação (TI) diz que “a parceria com a Ufal representa uma oportunidade estratégica para melhorar os serviços oferecidos pelo MP/AL”. Ele fez menção à importância de se trabalhar a inteligência artificial e também ressaltou que as iniciativas de inovação tecnológica servem para aprimorar as ferramentas existentes mas também para ampliar as capacidades institucionais de maneira eficiente.
Além do Procurador-Geral de Justiça Lean Araújo, participaram da reunião os promotores de Justiça Vicente Porciúncula e Adriana Gomes, e do Diretor de TI Marcel de Castro, participaram da reunião o chefe da Seção de Administração de Redes e secretário do Ceti), Flávio Vasconcelos; o chefe da Seção de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Felipe Coimbra; o chefe da Seção de Infraestrutura Computacional, Ismaquias Farias, o técnico do MP/AL, na área de Tecnologia da Informação, João Gama.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira