Cidades
Maceió avança na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi), anunciou um marco significativo com a contratação da Fundação Getúlio Vargas para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Essa iniciativa permitirá a realização de estudos sobre o trânsito e transporte na capital, resultando na proposição de soluções e intervenções para a melhoria da mobilidade urbana, inclusive com a implantação de novos modais de transporte para garantir a acessibilidade, reduzir os impactos ambientais e elevar a qualidade de vida dos cidadãos.
Além de atender às necessidades imediatas, a assinatura do contrato reflete a prioridade do município em desenvolver soluções urbanas sustentáveis, alinhadas às melhores práticas nacionais e internacionais.
Com iniciativas como essa, Maceió caminha para se consolidar como um modelo de planejamento urbano e mobilidade inteligente, garantindo um futuro mais eficiente e acessível para todos.
O processo foi cuidadosamente estruturado com a colaboração do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), evidenciando a sinergia entre as instituições públicas para atingir metas urbanísticas e de mobilidade de longo prazo.
A elaboração do PlanMob ocorre em um momento em que outros instrumentos essenciais de política urbana também estão em fase de desenvolvimento em Maceió, como o novo Plano Diretor, o Plano de Desenvolvimento Econômico e o Plano de Gestão Integrada da Orla. A soma desses esforços promete transformar a cidade em um modelo de gestão integrada e eficiente.
Com essa medida, a gestão do prefeito JHC assume o compromisso com a modernização da infraestrutura e a solução das demandas crescentes de mobilidade, uma área historicamente desafiadora para a população de Maceió.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos