Cidades
Adolescentes do sistema socioeducativo concluem curso de Mecânica Automotiva
Turma finalizou, nesta quinta-feira, mais uma edição do curso ministrado pelo Senai Alagoas em parceria com a Seprev

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação de Alagoas concluíram, nesta quinta-feira (24), um curso técnico em mecânica automotiva, e poderão ingressar no mercado de trabalho com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos quando estiverem em liberdade. A qualificação profissional contemplou 16 socioeducandos e tem se mostrado um recurso eficiente na reinserção social e produtiva deste público.
O curso foi oferecido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio de contrato com o Senai Alagoas, instituição de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Orientados pelo professor Claudefesson Alex, eles aprenderam sobre eletromecânica automotiva, sistemas de freios, suspensão e direção, diagnósticos avançados, gestão da manutenção automotiva, processos industriais e segurança no trabalho.
“O curso é muito completo e oferece aos alunos tudo o que eles precisam saber para ingressar no trabalho formal ou abrir o próprio negócio quando estiverem lá fora. É uma oportunidade para eles se tornarem verdadeiros profissionais, impactando diretamente a qualidade de vida desses meninos”, comentou o professor.
Um dos alunos comentou a importância do curso, destacando a atenção priorizada da gestão estadual ao público socioeducativo. “É muito importante para nós ingressar em um curso do Senai e sair com um certificado de reconhecimento nacional. Isso mostra que o Governo do Estado acredita na nossa mudança e, por isso, tem ofertado uma série de cursos profissionalizantes para nós. É uma experiência valiosa, que reforça a nossa vontade de fazer diferente após concluir a medida”, afirmou o adolescente.
Segundo o secretário de Coordenação de Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, Fábio Oliveira, o objetivo dos cursos é permitir que os socioeducandos tenham oportunidade de obter um emprego após saírem do sistema socioeducativo. A capacitação oferece alternativas ao ato infracional e garante a formação cidadã.
“Quando preparamos o socioeducando para o mercado de trabalho, estamos possibilitamos que eles retornem à sociedade de forma digna e com novas perspectivas para o futuro. Ao aprender uma nova profissão, eles têm a chance de garantir qualidade de vida para si e para suas famílias, o que é fundamental para que eles não voltem a conflitar com a lei nem repitam os erros do passado”, disse o secretário.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'