Cidades
Morre aos 77 anos, o médico psiquiatra e compositor alagoano, Marcondes de Farias
Sepultamento acontece nesta quarta-feira (16), no Parque das Flores, em Maceió

Morreu nesta quarta-feira (16), em Maceió, o médico psiquiatra, compositor, poeta e letrista alagoano, Marcondes Benedito de Farias Costa, aos 77 anos. O artista que é natural de Viçosa, na Zona da Mata do Estado, será sepultado hoje às 18h no Parque das Flores, na capital alagoana.
Marcondes nasceu no dia 16 de julho de 1947 e formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1972, e se especializou em Psiquiatria. Ele atuou no Hospital Escola Portugal Ramalho de 1973 até 2012.
Paralelo ao trabalho, o médico também atuou profissionalmente no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), posteriormente integrado ao SUS, de 1973 a 2000, e no Posto Comunitário de Bebedouro entre 2000 e 2012, e também mantinha seu consultório particular.
Talentoso, Marcondes tinha a música como uma das suas grandes paixões. Com isso, ele conciliou a carreira médica com as composições de músicas nos estilos tradicionais nordestinas, como xote, forró, frevo, baião, toadas e valsas.
Composições que ficaram famosas na interpretação de artistas como o rei do baião, Luiz Gonzaga, na década de 1980, com a canção “Acordo às quatro’’, que também foi interpretada pelo Grupo Terra, formada por músicos alagoanos.
Ele participou de vários festivais de música nas décadas de 1970 e 1980. Além disso realizou parcerias com: Tânio Barreto, Marcos de Farias Costa, seu irmão, Chico Elpidio, Carlos Moura, Edécio Lopes, José Gomes Brandão, Juvenal Lopes, Stanley de Carvalho, Gustavo Gomes entre outros.
Ainda teve obras fantásticas entre elas: Loucura e Asilo, Maceió: IGASA, 1976; Psiquiatria e Força (Imagens da Loucura), Maceió: Igasa, 1977; Poemas Circunstantes, Maceió: SERGASA, 1984; Aspectos do Sofrimento Humano, Maceió: SERGASA, 1981 e várias outras.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
3Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos