Cidades
Vídeo: pescadores são surpreendidos com tubarão-martelo em rede de pesca
Espécie não é comum no litoral alagoano e está ameaçada de extinção
Um tubarão-martelo foi encontrado nessa quarta-feira (08), na praia de Riacho Doce, em Maceió, por pescadores que foram surpreendidos pelo o animal que estava preso em uma rede de pesca.
De acordo com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no campus de Penedo, Cláudio Sampaio, que é especialista em tubarões, a espécie pode crescer até seis metros e atingir o peso de 450 Kg e vive até 30 anos.
''Mas, devido à pesca ilegal excessiva da espécie, comercialização de sua carne e a poluição dos mares, a espécie está ameaçada de extinção'', ressalta o especialista.
O especialista explica que os animais são encontrados em todos os mares tropicais e subtropicais, mas que não são comuns no litoral alagoano.
O tubarão-martelo é o nome dado a diversas espécies pertencentes ao gênero Sphyrna. Essa espécie caracteriza-se pela cabeça chata, o que o favorece na natação, na visão, no olfato e na detecção de campos eletromagnéticos.
A espécie tem uma distribuição bem generalizada, podendo ser encontrado nas mais diversas regiões. O seu tamanho varia de acordo com a espécie e pode chegar a 6 m de comprimento. O tubarão-martelo alimenta-se de outros peixes, principalmente de peixes teleósteos, lulas e crustáceos.
Sampaio dá dicas para caso um pescado encontre um animal desses. "Se você pescar, solte. Se encontrar já morto avise aos projetos de conservação, colônias de pesca e universidades mais próximas. Assim você estará contribuindo para sua conservação e pesquisas científicas", finalizou.
Mais lidas
-
1Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito
-
2Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
3Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
4Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
5Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'




