Cidades

Projeto Mangue Vivo vai monitorar e proteger manguezais da Bacia Hidrográfica do Pratagy

Ação terá o uso de drones que irão sobrevoar áreas entre o Rio Jacarecica, em Maceió, e o Rio Santo antônio, na Barra de Santo Antônio

Por Lucas França com Tribuna Hoje 26/01/2023 11h02 - Atualizado em 26/01/2023 15h10
Projeto Mangue Vivo vai monitorar e proteger manguezais da Bacia Hidrográfica do Pratagy
Iniciativa é do Instituto Biota com a Coca-Cola Brasil - Foto: Biota

O Instituto Biota de Conservação em parceria com a Coca-Cola Brasil anuncia o projeto Mangue Vivo, uma iniciativa que tem como objetivo a proteção dos manguezais da Bacia Hidrográfica do Pratagy.

Segundo Bruno Stefannis, presidente do Biota, serão monitorados os mangues entre o Rio Jacarecica, em Maceió, até o Rio Santo Antônio, na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas, com o uso de drones.



''Mensalmente iremos sobrevoar essas áreas e elaborar relatórios com mapas da cobertura vegetal, tendo como principal objetivo identificar possíveis áreas desmatadas e, com isso, alertar as autoridades (todas receberão os relatórios mensais) para que possam tomar as medidas cabíveis'', explica Bruno.

Além do monitoramento, serão instalados placas com QRcod nas áreas monitoradas, dando à população acesso aos relatórios elaborados (Foto: Divulgação/Biota)



Além do monitoramento, serão instalados placas com QRcod nas áreas monitoradas, dando à população acesso aos relatórios elaborados, segundo os idealizadores do projeto.

''Com esse projeto pretendemos ajudar no combate às mudanças climáticas, proteger o habitat de milhares de espécies marinhas costeiras e contribuir com a recomposição hídrica'', ressalta o representante do Instituto Biota.