Cidades
Apiário de Ibateguara é único de Alagoas que usa conceito de mel de terroir

Na zona da mata alagoana, parte alta do município de Ibateguara, em 2019, surgiu, pela vontade de dois amigos em empreender no campo, e que viram nas abelhas essa possibilidade, o Apiário Ouro Verde, marca referência no mercado nacional. Além de prezar por um desenvolvimento sustentável e ecologicamente correto, tornou-se, em Alagoas, o único apiário que explora o conceito de mel de terroir. Nele as caixas são mantidas em um local fixo, sem a busca de floradas específicas, mantendo desta forma as características de terroir de cada lote.
O apiário, que produz própolis preta, vermelha e verde, mel florada silvestre e favo de mel, em colmeias regularizadas, usa a abelha Apis Mellifera, também conhecida como abelha-européia ou abelha-doméstica, que é uma das espécies de abelhas mais conhecidas e estudadas no mundo, já que é uma abelha social, o que significa que vive em colônias organizadas, com uma rainha, operárias e zangões. Nativa da Europa, África e Ásia, mas encontrada em todo o mundo, é usada para produção de mel, cera e pólen, além de ser uma das principais espécies de abelhas utilizadas para polinização comercial.
A Apis Mellifera também é conhecida por sua grande produção de mel, produto natural produzido a partir do néctar das flores, que é armazenado nas células da colônia e transformado em mel pelas abelhas. O mel é rico em nutrientes e possui muitos benefícios para a saúde humana. Além disso, a cera e o pólen também são produzidos pela Apis Mellifera e são utilizados para a fabricação de velas, cosméticos e suplementos alimentares. Infelizmente, as populações de Apis Mellifera tem diminuído em todo o mundo nos últimos anos devido a vários fatores, incluindo a perda de habitat, o uso de pesticidas e o surgimento de doenças.
Um desses produtos do apiário, é o mel de terroir, natural, silvestre, não homogeneizado, produzido exclusivamente na fazenda, localizada na zona da mata de Ibateguara, com todo respeito às abelhas e ao meio ambiente. As caixas de abelhas estão sempre inseridas em locais com forte presença de vegetação nativa e não são provenientes de monoculturas.
O termo “terroir” é usado para descrever as características únicas de um determinado lugar que afetam a qualidade e o sabor de um produto agrícola. No caso do mel, o terroir inclui aspectos como a variedade de plantas presentes na área, o solo, o clima e as condições topográficas.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
5Samu
Mulher cai de altura de cinco metros no viaduto do Jacintinho