Cidades

Patrulha Maria da Penha já fez 1.436 assistências a mulheres em Arapiraca

Por Davi Salsa com Tribuna Independente 25/01/2023 06h36
Patrulha Maria da Penha já fez 1.436 assistências a mulheres em Arapiraca
Capitã Maria Adriana destaca ações da Patrulha Maria da Penha na assistência às vítimas em Arapiraca - Foto: Cortesia

A prevenção e o combate à violência contra a mulher têm ajudado a consolidar a rede de proteção às arapiraquenses.

Implantada no ano de 2020, a Patrulha Maria da Penha vem realizando ações em todo o perímetro urbano e também na área rural de Arapiraca.

Segundo revela a coordenadora da Patrulha, a capitã PM Maria Adriana, do 3° Batalhão Militar, desde o início das atividades, já foram realizadas 1.436 assistências a mulheres em situação de violência doméstica.

No período ocorreram 65 prisões de agressores e 47 detenções por descumprimento de medida protetiva, além de 18 prisões por outros motivos.

Ainda de acordo com o relatório, a Patrulha Maria da Penha realizou 16.190 visitas e rondas pela cidade e povoados.

Os trabalhos são desenvolvidos 24 horas por dia e a Patrulha se tornou um braço amigo das mulheres vítimas da violência na Capital do Agreste, que tem mais de 235 mil habitantes.

As ações contam com o apoio do 3º Batalhão Militar de Arapiraca, Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, Delegacia da Mulher, Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), em parceria com entidades locais, a exemplo da Casa da Mulher Alagoana, Ordem dos Advogados em Alagoas – Subseção Arapiraca (OAB/AL), Senac e Faculdade Cesmac do Agreste.

As equipes atuam também junto aos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em apoios relacionados à guarda de crianças, regularização de divórcios e auxílios para que mulheres retirem pertences que ainda estejam na casa do agressor.