Cidades
Fachadas ganham cores no Vergel
Intervenções artísticas retratam trabalho de pescadores e marisqueiras e dão mais vida a imóveis e mobiliários urbanos do bairro

As fachadas de imóveis no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, ganharam cor, arte e vida com intervenções de artistas plásticos, como a Yara Barbosa, que retratou o trabalho de pescadores e marisqueiras da região.
“A ideia surgiu pelo fato de já ter tido algumas vivências no Vergel. Então, quando houve a oportunidade de inscrever um projeto pela Lei Aldir Blanc, de incentivo, que veio com a pandemia, eu pensei nessa possibilidade. Com isso, eu fiz algumas pesquisas com os moradores e o projeto aconteceu nesse sentido de valorizar os moradores locais, principalmente, os marisqueiros e pescadores. Fiz fotografias e tive algumas conversas para captar a minha referência e construir uma ilustração a partir disso”, explicou Barbosa.
Depois disso, segundo a artista plástica, conseguiu apoio de algumas empresas para expandir o projeto. “Além das pinturas, vimos a necessidade de revitalizar as fachadas, os mobiliários urbanos, que são os bancos, escorrega e os balanços também, que estavam todos quebrados. E aí fizemos limpeza, pessoal também arrumou uma parte da calçada, meio fio e também um trabalho bem legal que foi de saneamento porque o esgoto do prédio estava indo para o meio da rua, na calçada onde as marisqueiras fazem o processo de despinicagem e aí conseguimos recuperar essa área”, contou.
As intervenções artísticas contaram com a participação de artistas de outros estados. “Convidamos outros artistas para participarem, inclusive, artistas de renome internacional e de outros estados que vieram participar. Também teve muita participação das crianças, do pessoal da comunidade. Nós organizamos oficinas para as crianças de lá, para dar oportunidade”, disse Barbosa.
Pescador e marisqueira têm cotidiano retratado na parede
Um dos pescadores retratados foi Cícero Basílio, que nunca imaginou ter sua imagem pintada nas paredes do Conjunto Virgem dos Pobres. “Ficou bom. Eu nunca tinha pensado em aparecer assim numa pintura. O pessoal tudo reconhece, diz quem é na parede. Todo mundo acha legal”, afirmou.
Marisqueira desde adolescente, Maria Lúcia dos Santos, também teve seu cotidiano retratado pela artista plástica. “Eu não sabia, só vi depois de pronto, porque a minha nora me avisou. A foto foi tirada quando eu morava na favela, faz um tempinho já, eu nem me lembrava mais. Ficou muito bonito, disseram que agora estou famosa”, brincou.
Em outra parte do bairro, o trabalho de um outro artista, o grafiteiro Ives Lins, deu cores ao muro da Escola Municipal Rui Palmeira. Segundo ele, no próximo mês, deve realizar uma intervenção artística no bairro do Jaraguá.
“Na verdade, essa pintura foi realizada no ano passado. Vamos começar a executar outra pintura, creio eu, no começo de fevereiro, do mesmo projeto, só que no bairro do Jaraguá. Foi um edital que a Prefeitura lançou, o nome é Colorir é Legal. Então, aconteceram algumas intervenções em alguns bairros e eu escolhi aquela escola para fazer e foi a primeira etapa do edital”, contou.
De acordo com Lins, a intenção é enfeitar a cidade toda, levando a valorização dos espaços públicos para a população. “Independentemente do projeto, tenho minhas artes espalhadas pela cidade, como meu apoio social, minha colaboração com o que sei fazer de melhor para o povo da nossa cidade”, disse.
A operadora de caixa Tayciara Luzia achou o trabalho bonito e disse que seria interessante que fosse realizado em outras escolas. “Ficou legal, muito bonito e diferente. Acho que foi bom divulgar o artista também. Um excelente trabalho. Bom seria que em todos os colégios fosse assim. Mostraria para as crianças o quanto a arte é importante”, afirmou.
A dona de casa Roselania Galvão é moradora do bairro e contou também que acha muito interessante o trabalho artístico. “Acho ótimo. Valoriza os artistas aqui de Maceió e deixa o bairro mais bonito. É uma ideia que é boa de se espalhar pela cidade. E o bom é nós mesmos valorizarmos porque eles merecem toda valorização”, disse.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia