Cidades
Chargista Billo, da Tribuna Independente, é destaque em prêmios internacionais
Marcus Vinícius Luna dos Santos já recebeu várias premiações no Brasil e no mundo e neste domingo concorre a mais uma

O chargista do jornal Tribuna Independente, Marcus Vinícius Luna dos Santos, popularmente conhecido como Billo, teve grande destaque em algumas das maiores premiações do mundo sobre cartoon deste ano. Billo já recebeu vários prêmios e teve seu trabalho exposto no Brasil e pelo mundo várias vezes ao longo da carreira. Em 2022, o chargista ficou com o segundo lugar no 7º Prêmio Caminos de la Libertad, realizado pelo Centro Ricardo Salinas Pliego, na Cidade do México.

A charge premiada foi “A educação liberta” (“La educación trae libertad”). Billo também é finalista no Prêmio Interamericano de Excelência Jornalística da SIP, da Sociedad Interamerica de Prensa, na cidade de Madri, na Espanha, com a charge “Quando a fake news prevalece”. A premiação em Madri acontece no próximo domingo (30). Além de todo esse reconhecimento, Billo também foi destaque em uma premiação sediada em Portugal.
Billo enfatiza a grande satisfação profissional e pessoal que sente em ocasiões como essas. “O sentimento que tenho é de que a minha mensagem foi bem entendida, teve uma linguagem universal, e que, dessa forma, pude contribuir – com meu trabalho – para que por meio de uma forma humorada – e reflexiva – dramas, fraquezas e necessidades humanas, principalmente no tocante aos oprimidos (que sempre merecem mais nossa atenção), possam ser tiradas da invisibilidade e, de alguma forma, sejam visitadas e, principalmente, solucionadas pelo poder, que ao invés de oprimir, como geralmente faz, deveria cuidar e resolver os problemas”, declara o chargista.
A charge “A educação liberta” mostra um leitor, aos poucos, transformando-se em um pássaro e voando para longe. “A educação é uma arma poderosa para libertar o ser humano, no sentido do conhecimento. Consequentemente, isso se estende por todos os segmentos da vida de uma pessoa: o conhecimento, a informação, a boa formação. Nos leva por caminhos surpreendentes, abre portas e oportunidades e, principalmente, livra o homem de uma ‘escravidão intelectual’, que o deixa alienado, consequentemente, vítima da exploração em vários campos sociais”, comenta o chargista. O prêmio Caminos de la Libertad aconteceu em 25 de agosto deste ano e Billo alcançou a “medalha de prata” da cobiçada premiação sediada no México.
Sobre o Prêmio Interamericano de Excelência Jornalística da SIP, Billo comenta: “‘Quando a fake news prevalece’ foi o título que dei à peça que foi publicada na Tribuna Independente no dia 18 de junho deste ano e, felizmente, teve uma boa colocação no Prêmio Interamericano de Excelência Jornalística da SIP, da Sociedad Interamericana de Prensa, na cidade de Madri. Foi para a finalíssima do evento, juntamente com mais três trabalhos de outros países, num total de quatro finalistas. No meu trabalho, apresento a ideia de que, quando a mentira e o ódio são disseminados, sempre com a intenção de pôr dúvidas, desacreditar, destruir e coisas do tipo, o ‘mal’ vence e, consequentemente, o ‘bem’, a verdade, é duramente atingido”.
Billo também foi destaque em Portugal neste ano. “A charge ‘Trabalho escravo’ foi publicada na Tribuna Independente, na edição de 18 e 19 de dezembro de 2021. O trabalho foi selecionado em uma das mais importantes e concorridas premiações do humor de imprensa do planeta: o World Press Cartoon 2022, que ocorreu em Lisboa, Portugal, no mês de abril deste ano. Nesta minha peça, procurei mostrar o drama das pessoas que são violadas nas suas relações e direitos humanos, ao serem submetidas ao trabalho análogo ao escravo. Humilhação, drama e dor são uma constante em casos do tipo”, finaliza o autor.
OUTROS PRÊMIOS
Vale ressaltar que Billo já é um chargista multipremiado e que tem presença constante em premiações nacionais e internacionais. Em 2020, Billo, ficou em segundo lugar na categoria caricatura no 22° Prêmio Internacional Portocartoon.
Em 2018, ele foi o terceiro colocado no 3º Salão Internacional do ABCD, em São Paulo. O trabalho foi uma charge intitulada de ‘Cabeça de brasileiro’.
Em 2017, Billo foi o segundo lugar no 1º Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo, em Alagoas, com o trabalho ‘O fim das trevas’.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?