Cidades

Segundo turno em Alagoas terá reforço de cerca de 6 mil integrantes das forças de segurança

Forças de segurança do Estado estarão de prontidão para garantir a tranquilidade do pleito

Por Assessoria 28/10/2022 15h45 - Atualizado em 29/10/2022 00h17
Segundo turno em Alagoas terá reforço de cerca de 6 mil integrantes das forças de segurança
Não será decretada Lei Seca, como ocorreu no primeiro turno - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) cerca de 6 mil integrantes das forças policiais do Estado como reforço ao efetivo ordinário que atuará no segundo turno das eleições neste domingo (30). A única alteração é que não será decretada Lei Seca, como ocorreu no primeiro turno. Com isso, não haverá horário preestabelecido para venda ou consumo de bebidas alcoólicas durante o pleito.

A Polícia Militar empregará 4.038 militares em todo o Estado para garantir reforço dentro e fora dos locais de votação. Deste total, 3.050 policiais serão empregados no interior e 988 em Maceió e Região Metropolitana, garantindo a tranquilidade durante o período de votação.

O Corpo de Bombeiros empregará 100 militares para o serviço exclusivo de guarda urnas e outros 130 estarão atuando no serviço ordinário, nos ponto-base próximo aos locais de maior votação e também reforçando o serviço de guarda-vidas nas praias da Região Metropolitana. A Polícia Científica de Alagoas manterá o sistema de atendimento de plantão com sua capacidade instalada em pleno emprego.

A Polícia Civil implantará regime de plantão em todas as delegacias e empregará os efetivos da Oplit e do Tigre para reforçar o policiamento. No sábado (29) e domingo (30) serão mobilizados 1.200 policiais civis em todo o Estado, entre delegados, escrivães e agentes de polícia. Todas as viaturas da frota própria serão utilizadas durante a realização do pleito, com o reforço de veículos solicitados a outros órgãos do Estado.

O delegado-geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier, e o delegado-geral adjunto, Eduardo Mero, também ficarão de plantão durante o processo da eleição, enquanto os gerentes de Polícia Judiciária das regiões 1, 2, 3 e 4 e suas equipes supervisionarão os trabalhos realizados em suas respectivas áreas administrativas de atuação. Todas as delegacias de polícia terão plantão 24 horas.

Nas unidades policiais pertencentes à Grande Maceió e delegacias distritais e regionais do interior do Estado, os plantões das equipes da Polícia Civil terão início às 18h do dia 29 outubro (sábado) e término às 18h do dia 30 de outubro (domingo). Após às 18h do dia 30, as ocorrências no interior do Estado passam a ser atendidas nas delegacias regionais.

Também estarão funcionando em regime de plantão a Gerência de Recursos Especiais (GRE) e suas secções, e a Gerência da Corregedoria Geral. A Oplit e o Tigre estarão de prontidão com suas equipes regulares.

Na Central de Flagrantes, no bairro do Farol, os plantões permanecerão conforme a escala normal, devendo a autoridade policial estar acompanhada da respectiva equipe plantonista. Ao término da escala especial, os servidores retornarão às suas delegacias de origem.

O planejamento operacional elaborado pela PC permitirá que todas as ocorrências registradas nos municípios do Estado sejam atendidas pelas equipes da Polícia Civil.