Cidades

Após venda milionária da Unit, alunos relatam surpresa e expectativas

Grupo Tiradentes anunciou que unidades de Maceió e Jaboatão dos Guararapes terão nova administração

Por Tribuna Independente 15/10/2022 10h34 - Atualizado em 15/10/2022 17h24
Após venda milionária da Unit, alunos relatam surpresa e expectativas
Unit Maceió (foto) e Jaboatão dos Guararapes (PE) foram vendidas para a Afya, grupo especializado em ensino na área da saúde - Foto: Reprodução

O anúncio da venda milionária das unidades da Unit em Maceió e Jaboatão dos Guararapes (PE) causou surpresa entre alunos da instituição em Alagoas. Divulgada esta semana, a transição considerada a maior do país em nível educacional, num montante de R$ 875 milhões, ainda precisa da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Caso aprovada, dentro de doze meses a Afya Participações S.A. passará a gerir a instituição de ensino. A Afya é um grupo especializado em ensino na área da saúde. Com essa compra, Alagoas passa a ser o sexto estado com unidade da corporação, que já possui centros de ensino no Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Bahia.

As mudanças pegaram alunos de surpresa. Estudante do terceiro período de Medicina da Unit, Maria Clara Maia conta que não esperava a notícia. Mesmo assim, ela afirma que tem boas expectativas para o futuro da instituição que estuda.

“A venda pegou a mim e meus amigos de surpresa. Ninguém esperava. Ainda não tinha ouvido falar dela [Afya]. Porém, pesquisando, vi que é uma excelente empresa e que vai ser muito bom para o nosso currículo. Acredito que não deve influenciar muito e que seja positivo também para os outros cursos”, diz

As expectativas da estudante de Arquitetura Nathalya Souza são de que as mudanças produzam impactos no corpo discente. Para ela, a valorização dos alunos é fundamental.

“Então, eu não tava esperando, mas vi a notícia e espero que essa nova gestão valorize mais os alunos. Faço parte de uma empresa Júnior e eu sinto falta dessa valorização, em mostrar que a empresa existe e ajudar em seu crescimento, até porque é uma forma de desenvolvimento dos alunos, e pode ajudar até na divulgação da própria. Espero que ajude e entenda as necessidades dos alunos. No geral, que exista mais essa parceria aluno-universidade, acho que é de extrema importância e sinto essa falta”, avalia.

Grupo Tiradentes diz que transição tem como objetivo o foco na educação

Em nota o Grupo Tiradentes informou que apesar da Afya ser especializada em carreiras médicas o objetivo da transição é o foco no ensino.

“O Grupo Tiradentes anunciou ao mercado o contrato de venda da Sociedade Educacional e Cultural Sergipe DelRey Ltda, que detém o controle integral do Centro Universitário Tiradentes, em Alagoas, e da Faculdade Tiradentes Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, para a Afya Participações S.A. Um processo que tem como próxima etapa a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Após esta aprovação, dar-se-á início ao processo de transição para a nova controladora, com prazo previsto de 12 meses. Tão logo a nova controladora assuma a gestão das unidades as estratégias serão traçadas. Ressalta-se que existem operações controladas pela Afya que contemplam um portfólio amplo de cursos, ainda que tenham foco em Medicina. Cabe frisar que os grupos têm total foco na qualidade do ensino e o compromisso em formar profissionais de alta competência”, explica a nota.