Cidades
Pesquisadores de associação catalogam nova orquídea descoberta no agreste alagoano

Pesquisadores da Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas, AOBAL, pertencentes ao Núcleo de Orquidologia da Aobal (NOA), que desde ontem, e até domingo, dia 9, estão promovendo na sede do Ibama Alagoas, a 30ª Exposição de Orquídeas e Bromélias, em parceria com o Governo do Estado e o Instituto do Meio Ambiente, anunciaram em definitivo a catalogação de uma nova orquídea, descoberta do Agreste alagoano. Batizada de Schomburgkia vandenbergiana, em homenagem a Cássio van den Berg, botânico de Minas Gerais, que trabalhou extensamente em estudos de filogenia e classificação da subtribo Laeliinae e do gênero Cattleya, que resultaram na fusão dos gêneros Cattleya, Laelia, e Sophronitis, é uma orquídea, que infelizmente, já se encontra na lista de plantas em via de extinção.
O sócio e pesquisador da associação, Fraterno, que participou juntamente com outros pesquisadores do IMA na descoberta da nova espécie no agreste alagoano, disse que ela já era conhecida, mas catalogada erroneamente. No entanto, um mês atrás, através de teste de DNA, o gênero Schomburgkia foi catalogada como identificação de espécie nova, que levou o nome de vandenbergiana, em homenagem ao botânico Cássio van den Berg. ``A revelação desta nova espécie nos coloca de prontidão para descobertas de outras orquídeas e bromélias nas várias regiões de Alagoas, da Zona da Mata ao Agreste. Infelizmente, essa bela planta já figura na lista de orquídeas em via de extinção´´, afirmou Fraterno.

Mas na 30ª Exposição, que pode ser visitada até domingo na sede do IBAMA, os apaixonados poderão ver orquídeas de cores e espécies diferentes, como a Cattleya labiata, a Guarianthe bowringiana e a Cattlianthe Portia. Além da exposição com mais de 40 espécies de orquídeas e bromélias, cultivadas pelos sócios da AOBAL, existem vários pontos de vendas das queridinhas da jardinagem, com cores exuberantes e fluorescência que podem durar semanas.
E foi sob a perspectiva de conservar essas plantas, que o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas e a Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas retomaram sua parceria, com a volta de saídas à campo em busca de coletar amostras de plantas. “A Aobal foi pensada para congregar as pessoas interessadas em orquídeas e bromélias e a parceria com o IMA é de vital importância para a preservação”, descreve a presidente da associação, Aroldina.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?