Cidades

Superintendente do Sebrae visita estande da Jorgraf na Feira Coop

Evento superou marca de 10 mil visitantes e reuniu mais de 50 expositores entre cooperativas e associações de todo estado

Por Ana Paula Omena com Tribuna Independente 27/09/2022 06h36 - Atualizado em 27/09/2022 10h50
Superintendente do Sebrae visita estande da Jorgraf na Feira Coop
Vieira destaca importância da Jorgraf no apoio e fomento à criação, expansão e modernização das cooperativas - Foto: Adailson Calheiros

A 1ª Feira Cooperativista de Alagoas, que reuniu mais de 50 expositores entre cooperativas e associações de todas as regiões do estado, no último fim de semana, na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, em Maceió, foi considerado um sucesso superando a marca de 10 mil visitantes e já tem uma data engatilhada para a próxima edição no ano que vem. O encontro teve início na sexta-feira (23) e foi encerrado no último domingo (25).

O superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, visitou o estande da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) e evidenciou a importância da entidade no apoio e fomento a criação, expansão e modernização das cooperativas, capacitando-as para cumprir com eficácia o seu papel no processo de desenvolvimento econômico e social.

“O Sebrae está junto do cooperativismo há muitos anos, porque acreditamos na união de forças para a produção de riquezas no estado de Alagoas, portanto este segmento cresceu demais e pode se fortalecer ainda mais, abrangendo muitas atividades. Hoje, nós temos cooperativas importantes como de crédito, comunicação, saúde, educação, transporte, entre outras”, ressaltou.

“Onde você imagina uma atividade econômica cabe uma cooperativa, inclusive a junção delas, com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Alagoas que foi quem construiu essa feira e mostrou a pujança [grande força; vigor, robustez] do cooperativismo no estado”, destacou.
Ainda conforme Marcos Vieira, o Sebrae tem muitas e boas expectativas, por isso está junto desse movimento para que possa cada vez mais gerar riquezas, empregos e renda no estado de Alagoas.

Paulo Gabriel, presidente da Jorgraf, considerou o momento como um marco grandioso na história das cooperativas alagoanas. “São 15 anos acreditando numa cooperativa e hoje a Jorgraf participa de uma feira como esta, estava precisando, todos os ramos do cooperativismo num só lugar”, frisou.

“A 1ª Feira Coop, promovida pela Unicafes, onde lá se encontravam o verdadeiro agro familiar e social, foi de uma importância inimaginável para Jorgraf, tivemos o privilégio de participar e ver de perto como o cooperativismo do compartilhamento pulsa nesse país, onde ideais simples são transformados em negócios e renda para as famílias”, mencionou Paulo Gabriel.

“Na intercooperação entre as cooperativas pulsou o amor e a solidariedade. Nós aprendemos a fazer negócios com quem está mais junto de nós: áreas de saúde, financeira, agro familiar e serviços. Nós éramos irmãos distantes, mas agora nos reencontramos e voltamos a ser uma só família. À Unicafes Alagoas deixo o meu mais fervoroso abraço”, completou.

Flávio Peixoto, diretor-administrativo da Jorgraf, salientou o quanto foi gratificante participar da 1ª Feira Coop e ter oportunidade de compor rodadas de negócios com outras cooperativas.

“Quero destacar também a satisfação da Jorgraf em receber a visita do superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, em nosso estande, e mostrar um pouco do nosso trabalho para garantir informação de qualidade aos alagoanos. Vida longa ao cooperativismo, com certeza o cooperativismo está em festa com toda essa movimentação”, declarou.
Para Marilene Canuto, diretora comercial da Jorgraf, a participação da cooperativa na feira foi sem dúvida de grande importância para a Tribuna como veículo de comunicação, já que desta forma pôde apresentar ao público em geral todos os produtos, desde o jornal Tribuna Independente, Tv Web, Portal Tribunahoje.com e também a gráfica, onde é produzido o próprio jornal diário.

“Cooperativas de vários segmentos juntas em um mesmo espaço, expondo seus produtos e serviços, participando das rodadas de negócios, podendo assim interagir e trocar experiências, esse foi sem dúvida um ponto importante para nós que fomos selecionados por várias cooperativas no intuito de fechar parcerias”, destacou Marilene Canuto.
Ainda segundo a diretora comercial da Jorgraf, o cooperativismo é muito importante para a sociedade e também o espírito de intercooperação, do qual, se pode fazer parcerias entre as cooperativas e também com outros segmentos da economia.

“A Jorgraf atende todos os requisitos da publicidade legal, por ser o único jornal impresso de circulação diária no estado, com certificação digital, atendendo a exigência da lei. Dando assim mais credibilidade e transparência à publicação dos nossos anunciantes”, ressaltou.

Ela parabenizou também a iniciativa da Unicafes Alagoas, que em parceria com a Jorgraf, oportunizando, colocando matérias e entrevistas em tempo real na própria feira, “mostrando assim os recursos de tecnologia que dispõe a Jorgraf com os seus veículos de comunicação, tendo uma equipe preparada com jornalistas, repórteres fotográficos, cinegrafistas, todos juntos em um único evento. Isso não tem preço”.

“Como diretora comercial, tive a oportunidade de conversar com as cooperativas que já são clientes e conhecer novos futuros parceiros na rodada de negócios promovida pelo Sebrae Alagoas”, finalizou.

UNICAFES/AL

A Feira Coop Alagoas foi organizada pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL), e contou com apresentações culturais e artísticas, praça de alimentação e a concorrida Quitanda Coop, espaço de comercialização dos produtos produzidos na área rural do estado.

Evento é marcado pela intercooperação durante rodadas de negócios

Ocorrida entre os últimos dias 23 e 25 de setembro, a 1ª Feira Cooperativista de Alagoas foi marcada pela intercooperação durante uma rodada de negócios envolvendo cooperativas de vários segmentos no estado. Com o apoio do Sebrae, as cooperativas tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços durante o encontro no domingo (25), que aconteceu na Praça Multieventos, orla da Pajuçara, em Maceió.

Adalberon Sá, coordenador da 1ª Feira Coop, evidenciou a força do cooperativismo na economia mostrando que o cooperativismo faz muito e faz bem: “São todos os segmentos num só lugar”, frisou.

“Hoje no encontro de negócio a intercooperação se destaca e graças ao apoio do Sebrae que abraçou o projeto e estamos aqui. A experiência é inédita, cooperativa negociando com cooperativa. O Sebrae topou e só temos a agradecer. Esperamos que negócios sejam fechados além dos muros”, afirmou.

A Jorgraf foi uma das que se apresentaram e ofereceu o seu principal produto que é a informação. Flávio Peixoto, diretor administrativo da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas explicou como funciona o jornal impresso, site, tv web e publicidade por meio físico e virtual.

“A publicidade legal obedece a todas as normas legais para a veiculação de balanços, sejam em resumo ou de forma integral no virtual”, informou.

O Sebrae também agradeceu a parceria e desejou o crescimento de todos os cooperados e uma rodada de bons negócios e muito bem-feitos.

DOMINGO

No domingo, a Feira Coop também apresentou às 15h a palestra “A agenda ESG e a competitividade no cooperativismo”, conduzida por Wanderley Ziger, presidente Nacional Unicafes, e Carina Pimenta, diretora Executiva Conexus.

Às 16h teve o Encontro das Mulheres Cooperativistas com o tema “O protagonismo das mulheres no cooperativismo”, com os palestrantes Sandra Bergamin, secretária nacional de Mulheres – Unicafes, Carolina Mussolini, do Comitê de Mulheres OCB Nacional.

Foram apresentados ainda cases de sucesso no cooperativismo na agricultura familiar (Coopaíba, Coobapi e Cooperal); e às 18h teve Encontro da Juventude Cooperativista.