Cidades

Maestro fala sobre carreira, prêmios e comando de três fanfarras

Antônio Elias destaca contato com a música e a falta de projetos dos municípios para a cultura em geral

Por Tribuna Independente 07/06/2022 06h54 - Atualizado em 07/06/2022 07h28
Maestro fala sobre carreira, prêmios e comando de três fanfarras
Maestro Antônio Elias já passou pelo comando de mais de 10 fanfarras - Foto: Edilson Omena

Antônio Elias, 27 anos, mais conhecido como Toninho França, é um dos maestros mais bem sucedidos e premiados do estado. O músico iniciou a carreira aos 12 anos de idade e já passou pelo comando de mais de 10 fanfarras no estado.

“Entrei no mundo das fanfarras ainda criança na cidade de Paulo Jacinto e de lá para cá me apaixonei. É muita luta, nem tudo são flores, pois existe uma rotina de trabalho e planejamento’’, disse o maestro, lembrando que teve como referências outros mestres do interior do estado, a exemplo do maestro Mário Jorge Barbosa, mais conhecido como Ninja do Sax.

Toninho é considerado um dos mais jovens maestros em atividade no estado e destaque por onde passa.

“Tive a honra de representar o estado em uma reunião em Brasília na Secretaria Especial da Cultura e por lá falamos justamente do incentivo dessa pasta aos municípios brasileiros. E por incrível que possa parecer, existe dinheiro, existem recursos, mas faltam projetos dos municípios para essa pasta. Não é uma opinião, é o que me foi dito pelos representantes da pasta nacional. Quando falamos de cultura, não estamos falando em show, vai muito além. E os nossos gestores devem criar políticas públicas para esse meio também, uma vez que gera emprego e renda para muitas famílias’’.

O maestro também já participou de alguns concursos locais e regionais de bandas fanfarras trazendo prêmio e reconhecimento para as cidades que atua.

Atualmente o maestro comanda a Banda Fanfarra Municipal Estrela do Paraíba, da cidade de Atalaia, Banda Fanfarra São Sebastião, de Branquinha e Banda Fanfarra Municipal Wilson Moura em Senador Rui Palmeira. “Estas são as bandas ativas no momento. Mas já tenho convites para outras cidades’’, antecipa.

Além de atuar como maestro, Toninho França já foi músico de várias bandas e grupos de música e vira e mexe faz participação em fanfarras de várias cidades.