Cidades

Vídeo: Prefeitura retira materiais recicláveis de família que mora em terreno de área verde no conjunto José Tenório

Semscs diz que retirada é em cumprimento a determinação do Ministério Público do Estado de Alagoas

Por Tribuna Hoje 13/05/2022 15h43
Vídeo: Prefeitura retira materiais recicláveis de família que mora em terreno de área verde no conjunto José Tenório
De acordo com a família, a Prefeitura de Maceió teria ido ao local para derrubar a moradia - Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (13), uma equipe da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), foi até uma área verde que fica ao lado da pista que margeia os prédios de apartamentos do conjunto José Tenório, na Serraria, para fazer retirada de matérias recicláveis de uma família que montaram uma barraca no espaço desde 2016.

De acordo com a família, a Prefeitura de Maceió teria ido ao local para derrubar a moradia. “Eles vieram aqui já faz uns dois anos e disseram que iriam nos colocar em uma moradia digna, mas até agora nada. A gente sai numa boa, não vamos brigar. Mas queremos ter um local para irmos’’, disse a moradora.

No vídeo abaixo jovem catadora de material reciclável entra em desespero e fala que o material é a sobrevivência da família.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) esclarece que não fez a retirada ou derrubada de casas na área verde do Conjunto José Tenório, na Serraria.

''As equipes do órgão estiveram no local para iniciar a retirada de materiais recicláveis de uma área verde, em cumprimento a uma determinação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL). Antes de fazer a remoção, a Secretaria notificou os responsáveis para que eles retirassem os materiais em um prazo de até dez úteis.

Com relação às pessoas que estão utilizando o espaço público como moradia, a Secretaria Municipal de Assistência Social já foi ao local diversas vezes, mas as famílias, que são beneficiárias do Auxílio Brasil, se recusaram a ir para o acolhimento institucional.

A Semscs deu mais um prazo de cinco dias úteis para que as famílias possam encontrar um novo local para ficar e assim concluir a desocupação do espaço público municipal, conforme determinação do MPE''.