Cidades
OAB/AL é 100% presidida por mulheres em março
Presidente e vice-presidente interinas da Caixa de Assistência falam das ações voltadas às advogadas este mês

Em iniciativa inédita no país, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) está 100% presidida por mulheres em março, mês mundialmente consagrado como de luta pelos direitos das mulheres e quebra das barreiras à igualdade de gênero. Todos os cargos de chefia estão ocupados por mulheres, da presidência da Ordem à diretoria das subseções do interior e dos demais órgãos que compõem o sistema OAB em Alagoas.
O movimento começou no dia 1º de março, quando o presidente Vagner Paes se licenciou para que a vice, Natália Von Sohsten, assumisse a presidência durante todo o Mês da Mulher. O gesto repercutiu com a adesão voluntária de outros presidentes e diretores homens, que se licenciaram e transmitiram o cargo às mulheres. Hoje, as oito subseções da OAB no interior de Alagoas estão lideradas por mulheres nos postos de presidente e vice-presidente, assim como a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) e a Escola Superior de Advocacia (ESA).
Para falar sobre as atividades e ações realizadas pelas mulheres advogadas nos cargos de liderança, o Portal Tribuna no YouTube recebeu a presidente interina da CAA, Ianara Saldanha, e a vice-presidente em exercício do órgão, Tassia Costa.
Ianara Saldanha e Tassia Costa são respectivamente secretária-geral e secretária-geral adjunta da presidência da CAA. Ambas assumiram interinamente os cargos de presidente e vice-presidente do órgão em razão do movimento no mês da mulher.
Segundo Ianara, já na última eleição para a presidência da OAB/AL, houve paridade e a mulher teve destaque. “A última eleição foi a primeira que houve paridade, a quantidade de gestores foi igual para homens e mulheres. Mas atualmente é paritária e de forma inédita, toda gestão do mês de março vem sendo feita por mulheres, em comemoração ao dia Internacional da Mulher e Mês da Mulher, inclusive nas subseções também presididas pelo sexo feminino’’, comenta a presidente da CAA, ressaltando que a Ordem tem uma gestão participava e colaborativa e com espaço para a mulher.
A advogada ressalta ainda a importância do CAA e serviços prestados à categoria. “Temos serviços e auxílio permanentes para as mulheres advogadas. Por exemplo, o projeto de natalidade, que no ano que ela for mãe, por exemplo, fica isenta de pagar a taxa, auxílio proteção para as advogadas vítimas de violência doméstica, que auxilia com recursos financeiros e psicológico, são ações permanentes. E exclusivamente no mês de março trabalhamos a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, que dá descontos em exames de mamografia e tomografia as mulheres advogadas em parceria com clínicas particulares – e isso pode ser feito em qualquer mês. Ela pega o voucher neste mês leva até a clínica e com a sua disponibilidade ou do local do exame pode ser marcado. Além disso, houve também uma série de palestras exclusivas para mulheres advogadas com temas de empreendedorismo, jurídico e outros’’, explica Ianara Saldanha.
Saldanha conta que a participação da mulher foi e está sendo muito boa. “Realizamos algumas caravanas para as subseções no interior com comissões especial da mulher para falar da rotina de trabalho, as necessidades, pensarmos o que poderia ser feito em prol para a mulher advogada. Acredito que essa homenagem, essa campanha veio para ficar e nos próximos anos teremos essa mesma disponibilidade’’.
Campanha conscientiza sobre assédio sexual e moral
Tassia Costa, vice-presidente interina do CAA, aponta como positiva a iniciativa do Conselho Federal de ter lançado no mês dedicado à mulher a Campanha Contra o Assédio Sexual e Moral na Área da Advocacia.
“Há muitos casos de mulheres advogadas que sofrem assédio de diversos tipos nos escritórios de advocacia, nos tribunais e isso acaba sendo subnotificado porque muitas não têm como provar e acaba sendo uma exposição que não chega a um resultado positivo para elas. E com a campanha de conscientização isso pode mudar. Aqui em Alagoas, abraçamos a causa – é um trabalho que tem sido recebido bem entre a Ordem. Coletamos experiências e trabalhamos em busca das soluções’’, pontua Tassia Costa.
A vice-presidente do CAA esclareceu ainda que a Ordem como um todo trabalha como um braço social. E o CAA é esse braço dentro da ordem prestando serviço para a categoria. “O CAA é voltado ao advogado e à advogada. Cuidar da sociedade como um todo já é uma função da Ordem e suas comissões. A Caixa cuida do benefício e promove atividades e convênios voltados para os advogados e advogadas. Inclusive, estamos fazendo reestruturação nos programas e convênios que beneficiam os advogados e advogadas para que de fato possam usufruir desses direitos’’.
Ela lembra ainda que um projeto de medicina dentro da OAB/AL será implantado em breve, assim como odontologia. “Iremos devolver esses serviços dentro da própria sede da OAB em Alagoas. Isso tudo com um preço muito acessível. Não é plano de saúde e sim parceria com empresas do ramo’’, explica Tassia.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
4Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?