Cidades
Chuva deve diminuir no fim de semana na capital alagoana
Previsão é da Semarh; em 72 horas de precipitações, capital registra alagamentos, deslizamentos e a morte de uma criança

A previsão de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), é que as chuvas em Maceió só comecem a diminuir no próximo fim de semana. As fortes chuvas que caíram nas últimas 72 horas em Maceió já provocaram a morte de uma criança de 9 anos, após o desabamento de uma residência no bairro do Ouro Preto, deslizamento de barreira e alagamentos em vários locais da cidade.
A meteorologista da Semarh, Anna Bárbara, disse que esta semana houve uma grande elevação no acumulado de chuvas, excedendo os 200 milímetros em diversos bairros de Maceió. Segundo ela, apesar de já existir uma previsão de fortes chuvas para o período, “os acumulados do mês devem ultrapassar em muito a climatologia esperada”, afirmou.
O sepultamento de João Pedro, vítima da tragédia no Ouro Preto, acontece na manhã desta quinta-feira (24), no Município de Arapiraca. A criança dormia em um dos quartos da casa, com a mãe, quando por volta das 5h30 de ontem, o muro e o aterro de um terreno cederam sobre a residência.
Segundo Luciano Bernardino de Oliveira, tio de João Pedro, a casa não apresentava rachaduras, e o que provocou o desabamento foi um paredão de um terreno localizado junto à residência. “Esse paredão foi construído e o lote aterrado. Dizem que no local será construída uma casa, mas o muro não suportou o acumulo de água dessas últimas chuvas e caiu juntamente com o aterro sobre a casa do meu irmão”, afirmou ele.

Luciano reclamou da falta de uma fiscalização que tivesse conseguido prevenir a tragédia. Com os olhos marejados, ele falou da dor da família. “Nós que perdemos o garoto. Fui o primeiro a chegar aqui. Dois dos meus sobrinhos dormiam no quarto da frente e não sofreram danos físicos. No outro quarto dormia minha cunhada, que conseguimos retirar, mas o menino mais novo que dormia com ela, infelizmente não conseguimos salvar. O piso estava passando corrente elétrica. Cortamos a energia, mas já era tarde. Ele morreu no local”, lamentou Luciano.
Defesa Civil orienta desocupação de cinco imóveis no Ouro Preto
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estiveram na Grota do Ouro Preto. A residência foi derrubada com o objetivo de evitar mais danos à comunidade e a vistoria realizada pelos técnicos definiu também pela desocupação de mais cinco casas na localidade. Os abrigos mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social foram colocados à disposição das famílias.
A informação do Poder Público Municipal é que a Secretaria Municipal de Convívio Social e Segurança Comunitária (SEMSCS) estabilizou a área após um trabalho de remoção e demolição das estruturas com risco iminente de queda.
OUTROS PONTOS
A Prefeitura informou ainda, que a Defesa Civil de Maceió também realizou a retirada de famílias na Grota do Pau D’arco, Jacintinho, após o desabamento de uma casa e de uma barreira.
No Jardim Petrópolis, na parte alta de Maceió, outra residência também apresentou risco de desabamento. Uma equipe da Defesa Civil Municipal foi designada para avaliar a situação. Na Grota do Aterro, no Barro Duro, um desabamento de residência também foi registrado, felizmente não houve feridos.
Conforme a Defesa Civil de Maceió, os bairros com registro de maior quantidade de chuvas, nas últimas 48 horas, foram Antares, Cidade Universitária, Benedito Bentes e Chã da Jaqueira.
MAIS CHUVAS
Ainda segundo a Semarh, a previsão climática para o próximo trimestre indica maior probabilidade de acumulados de chuva entre normal a acima da faixa normal climatológica, em praticamente todas as regiões ambientais do estado de Alagoas.
A exceção é para o Extremo Oeste, que tem previsão de chuvas dentro da faixa normal climatológica. Os técnicos ressaltam que as chuvas observadas no decorrer desta segunda quinzena de março já marcam o início do período mais chuvoso no Estado de Alagoas.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
4Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril